A NWOBHM provavelmente foi um dos movimentos musicais mais marcantes da história. Também pudera! Foi naqueles derradeiros anos da década de 70 que verdadeiras bandas lendárias apareceram e, dessa forma, influenciando outras mais a darem seus pontapés iniciais.
Quando se fala na “New Wave”, muitas vezes nos vem a mente os monstros consagrados, como por exemplo, o Judas Priest, Iron Maiden, Saxon, Diamond Head ou o Samson. E não distante, nos distraímos ao fato de perceber que ótimas bandas ficaram no esquecimento, como é o caso da Wildfire.
A banda meio que passou despercebida da maioria dos fãs, até pela curta duração das atividades. Mas também chama a atenção por ter em seu line-up um vocalista com uma história baseada em ter feito parte da primeira formação de uma das maiores bandas de Heavy Metal de todos os tempos.
Estamos falando de Paul Mario Day, vocalista do Iron Maiden, de dezembro de 1975 até meados de abril de 1976. Realizou cerca de 26 shows com a banda e, de acordo com relatos, foi dispensado por não ter presença de palco, embora tivesse uma excelente voz.
Mas antes do Wildfire, Paul participou do More, banda que inclusive chegou a excursionar com o Iron Maiden em 1980. E ao final daquele ano a banda dissolveria-se, dando inicio a ideia de montar um novo grupo. E já em 1983, a Wildfire lançava seu debut, com o titulo de “Brute Force and Ignorance”.
Mas foi no ano seguinte que a banda lança seu melhor e último trabalho. “Summer Lightning” traz uma melhora considerável em relação ao seu antecessor, bem como na produção, a qual ainda deixa a desejar. Se “Brute Force and Ignorance” tinha boas doses de influência de Hard Rock, “Summer…” trazia um som calçado no bom e velho Heavy Metal típico da NWOBHM, inclusive com pitadas de Rock Progressivo. E quanto a Paul Mario Day, percebe-se ali que ele é um excelente vocalista. Linhas vocais extremamente melódicas e uma ótima interpretação são as nuances que podemos destacar do cantor.
Musicalmente as faixas são bem homogêneas, dificultando apontar destaques. Mas “The Key”, faixa de abertura, e “Natural Selection” conseguem ser um pouco diferenciadas. Inclusive nessa última há alguns riffs e linhas vocais que lembra de forma bem sutil ao Iron Maiden, o que leva até a imaginar como soaria a banda caso Paul tivesse continuado.
https://www.youtube.com/watch?v=9NkhWIQLr-Y
Infelizmente, ao fim da tour de divulgação, a Wildfire encerra suas atividades. Contudo, Paul Mario Day até consegue manter-se em um excelente nível, assumindo os vocais na Sweet, mas isso é história para um próximo capítulo.
Formação:
Paul Mario Day (vocal);
Martin Bushel (guitarra);
Jeff Summers (guitarra);
Jeff Brown (baixo);
Bruce Bisland (bateria).
Faixas:
01 – Prelude In F Flat Minor
02 – The Key
03 – Summer Lightning
04 – Gun Runner
05 – Give Me back Your Heart
06 – Nothing Lasts Forever
07 – Natural Selection
08 – Fight Fire With Fire
09 – Blood Money
10 – Passion For The Sun
11 – Screaming In The Night