Roadie Metal Bio: Virgin Black

by Jéssica Da Mata

País de origem: Austrália
Anos de atividade: 1995 – presente
Gênero: Gothic/ Doom/ Orchestral Metal

Virgin Black foi idealizada pela guitarrista Samantha Escarbe e o vocalista e tecladista Rowan London. O som da banda combina o estilo gótico, Doom Metal e música clássica. As músicas e os álbuns tem diversas características, algumas vezes mais lentas com ópera e outras mais extremas com vocal gutural. Em 1995 foi lançado o primeiro EP com quatro faixas e o estilo era Death/ Doom Metal. Em 1998 foi lançado o segundo EP “Trance”, e então a banda começou a ter reconhecimento. Somente em 2001 foi lançado o primeiro álbum “Sombre Romantic”, um disco sinfônico e diversos tipos de vocais, melodias e cantos de coral. Incrivelmente bonito e até mesmo inovador. Com o sucesso do primeiro disco, eles assinaram contrato com gravadora Massacre Records na Europa e The End nos EUA.

Para o segundo disco, o vocalista Rowan London treinou com um cantor de ópera profissional para reforçar ainda mais os elementos operísticos nas músicas. O lançamento do “Elegant… and Dying” foi em 2003 e recebeu diversas avaliações positivas de diversas mídias em todo o mundo.


Trilogia Requiem

Após dois álbuns de sucesso, o próximo projeto foi lançar a série de Requiem com 3 volumes. O primeiro “Requiem – Mezzo Forte” foi lançado em 2007, sendo que na Europa incluiu uma versão especial com 2 discos. A primeira música do álbum “Requiem, Kyrie” é única e especial, uma das várias músicas nota 10 da banda.

O segundo “Requiem – Fortissimo” foi lançado em 2008 e o estilo está mais Death/ Doom Metal, diferente do primeiro volume. Há bastante influências das principais bandas de Doom Metal dos anos 90 mas sem deixar os elementos operísticos.

Após este lançamento, Virgin Black participou de diversas turnês com bandas como Amorphis e Samael. Em 2012, a banda publicou em redes sociais que faria uma pausa nas atividades e que quando retornassem seria lançado o último disco da trilogia Requiem.

Em 2018, 10 anos depois do último lançamento, Virgin Black retorna com o “Requiem – Pianissimo”, com características teatrais, sinfônicas e coros de ópera. Este me agradou bastante, é como se você fosse levado a uma viagem. A banda tem excelentes composições, pois tem a participação da Orquestra Sinfônica de Adelaide e o Coral da Academia de Adelaide Stamford.
Para finalizar, Virgin Black é um tipo de banda com características únicas, agrada principalmente fãs de música clássica que também gostam de Metal ou de Doom Metal.



Membros:
Samantha Escarbe – Guitarra, violoncelo
Rowan London – Teclado, vocal
David Mason – Guitarra
Matt Enright – Bateria

Discografia:
Sombre Romantic – 2001
Elegant… and Dying – 2003
Requiem – Mezzo Forte – 2007
Requiem – Fortissimo – 2008
Requiem – Pianissimo – 2018

Gravadoras: Massacre Records e The End Records

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish