Antes de fundar o Slaughter To Prevail, o guitarrista britânico Jack Simmons fazia parte da banda de Deathcore Acrania, enquanto o vocalista russo Alex “Terrible” ganhou milhares de seguidores on-line em seus vídeos no YouTube. Alex, fazia parte da banda russa de Deathcore We Are Obscurity, mas a banda se desfez por não encontrar uma gravadora. Jack Simmons se uniu ao Alex Terrible e ao baterista russo Anton Poddyachy para formar o Slaughter To Prevail. Com um híbrido caótico de extremo moderno, Death e Black metal pontuado por grooves estridentes (assim, eles definiram), o EP “Chapters of Misery” de 2016 do trio, fez a música “Hell” acumular mais de 517 mil streams do Spotify e 1,6 milhão de visualizações no YouTube.
Devido ao sucesso, a banda assinou contrato com a gravadora americana Sumerian Records em 2016, que relançaram o primeiro EP com uma nova música “As The Vultures Circle”. No mesmo ano, eles foram convidados para participar do Summer Slaughter (festival que acontece todos os anos desde 2007), ao lado de bandas como Cannibal Corpse.
Em 2017, foi lançado o primeiro álbum, “Misery Sermon”. O vocalista mencionou que o disco foi inspirado no ódio e na miséria da vida, especialmente devido aos problemas dos shows de Metal na Rússia, que muitas vezes são cancelados por razões religiosas. A banda foi convidada novamente para se apresentar no Summer Slaughter em 2017, ao lado de bandas como The Black Dahlia Murder e Dying Fetus, mas eles não foram devido a problemas de visto. Ainda no mesmo ano, eles foram convidados a participar da turnê de 10 anos do álbum “The Cleansing” do Suicide Silence na América e Canadá. No entanto, a banda mais uma vez não participou devido ao congelamento de vistos americanos para russos.
O estilo da banda pode ser definido como Deathcore, vejo bastante influência de Slipknot em alguns momentos, apesar da banda afirmar que suas maiores influências são o Suicide Silence, Bring Me The Horizon e Carnifex. O vocalista já é bastante conhecido no mundo virtual, principalmente pelos vídeos de covers de bandas como Queen, com o seu o gutural fantástico. Como a maioria dos membros da banda são russos, a maioria das músicas é cantada em russo, mas também apresenta letras em inglês. A banda também inclui membros dos EUA e do Reino Unido.
Discografia:
Misery Sermon – 2017
Formação:
Aleksandr “Alex Terrible” Shikolai – Vocal
Mikhail “Mike” Petrov – Baixo
Evgeny Novikov – Bateria
Robert Brown – Guitarra (So This Is Suffering)
Gravadora: Sumerian Records