País de Origem: Itália
Anos de atividade: desde 1993
Gênero: Symphonic/Power Metal

Fantasia, dragões e Metal, isso é o Rhapsody Of Fire. Formada por Luca Turilli e Alex Staropoli desenvolveram um som com elementos da música clássica, barroca, Power Metal e narrações líricas. Esse estilo também ficou conhecido como “Hollywood Metal” (era um rótulo de curta duração dentro da gravadora Hollywood Records), pois algumas músicas pareciam com trilhas sonoras.

Após encontrar o vocalista perfeito (Fabio Lione), que tem um timbre de voz único, sendo melódico, dramático e agressivo. Nos álbuns de 1997 a 2011, as letras contam uma história de fantasia.

O primeiro álbum “Legendary Tales” foi lançado em 1997, sendo o primeiro da saga “Emerald Sword” pela gravadora Limb Music. É um disco incrível do início ao fim, tendo uma das melhores músicas já feitas deste estilo “Warrior Of Ice”. Todos os fãs de RPG do mundo precisam ouvir esse disco.

Após o sucesso do primeiro álbum, em 1998 foi lançado o “Symphony Of Enchanted Lands” com uma equipe de mais trinta músicos, sendo ainda mais incrível que o anterior. Após a introdução você com certeza ficará impressionado com “Emerald Sword”, realmente uma música perfeita. Música Clássica, Metal e Fantasia, Rhapsody soube fazer isso perfeitamente.

Como se não pudessem melhorar, foi lançado em 2000 “Dawn Of Victory”, considerado por vários fãs, o melhor. É lindo, emocioante e épico. As faixas “Dawn Of Victory” e “Holly Thunderforce” são fantásticas.


Em 2001 mais um lançamento “Rain Of A Thousand Flames”, mas o próximo disco “Power Of The Dragonflame” lançado em 2002 ainda pela gravadora Limb Music, é novamente outro disco digno de nota máxima, pois todas as músicas merecem destaque.

Entre os álbuns Dawn Of Victory, Rain Of A Thousand Flames e Power Of The Dragongflame, a bateria foi gravada por “Thunderforce”, que era um pseudômino de um músico que não poderia ser creditado por razões contratuais.

No lançamento de 2004 “Symphony Of Enchanted Lands II – The Dark Secret”, teve a participação especial de Christopher Lee (ator do filme Senhor dos Anéis) narrando parte da história. A faixa “The Magic Of The Wizard´s Dream” teve várias versões e quatro línguas diferentes (inglês, alemão, italiano e francês).

Em 2006 a banda que até então se chamava Rhapsody mudou o nome para Rhapsody Of Fire devido a problemas de direitos autorais. Neste mesmo ano foi lançado pela gravadora Magic Circle Music o “Triumph Or Agony”, tendo a música mais fabulosa de um pouco mais de 16 minutos, “The Mystic Prophecy Of The Demon Knight”.

De 2006 a 2010 a banda estava em pausa. Houve na época, um desentendimento com a gravadora Magic Circle Music, que pertence a Joey DeMaio (Manowar), então logo a banda assinou contrato com a gravadora Nuclear Blast. Já em 2010 foi lançado o “The Frozen Tears Of Angels” e em 2011 o “From Chaos To Eternity” dando fim a saga iniciada em “Symphony Of Enchanted Lands II – The Dark Secret” e também encerrando a parceria com Christopher Lee.

Em 2011, Rhapsody anunciou através do site oficial que eles iriam se separar, comunicando também que membros restantes iriam atuar numa “nova” banda com o mesmo nome. Após a saída de Luca Turilli, foram anunciados novos membros, como Oliver Holzwarth (Blind Guardian).

Em 2013 inciou-se uma nova fase com o lançamento do “Dark Wings Of Steel”, ainda no mesmo ano, Fabio Lione se tornou o vocalista da banda brasileira Angra.

Em 2016 foi lançado o “Into The Legend”, sendo o último com o vocalista Fabio Lione após 20 anos de parceria com a banda, sendo substituído por Giacomo Voli.

Com o line-up reformado, foi lançado em 2017 “Legendary Years” (com as melhores faixas de 1997-2002), são músicas conhecidas regravadas com a nova formação, sendo uma forma de apresentar os novos integrantes aos fãs.

O último lançamento foi em 2019 pela gravadora AFM Records “The Eighth Mountain”, com músicas inéditas.

Formação atual:
Giacomo Voli – vocal (desde 2016)
Alex Staropoli – teclado (desde 2013)
Roberto De Micheli – guitarra (desde2013)
Alessandro Sala – baixo (desde 2015)
Manu Lotter – bateria (desde 2016)

Discografia:
Legendary Tales – 1997
Symphony Of Enchanted Lands – 1998
Dawn Of Victory – 2000
Rain Of A Thousand Flames – 2001
Power Of The Dragonflame – 2002
Symphony Of Enchanted Lands II: The Dark Secret – 2004
Triumph Or Agony – 2006
The Frozen Tears Of Angels – 2010
From Chaos To Eternity – 2011
Dark Wings Of Steel – 2013
Into The Legend – 2016
Legendary Years – 2017
The Eighth Mountain – 2019

Encontre sua banda favorita