Woods of Ypres foi uma banda inicialmente, de Blackened Doom Metal formada no Canadá por David Gold, Aaron Palmer e Brian McManus em 2002. Após o lançamento da primeira demo, dois novos integrantes foram adicionados para as apresentações em 2003. Em 2004, o primeiro álbum completo da banda, “Pursuit of the Sun & Allure of the Earth”, foi lançado na gravadora de David Gold, Krankenhaus Records. Esse disco pode ser definido como um tipo de Black Metal melódico, mas para fãs de Doom Metal.
Ao longo dos anos, a formação da banda teve diversas alterações, mais de 20 membros, o que causou diversas mudanças no estilo das músicas. O segundo disco foi lançado em 2008, “The Deepest Roots and Darkest Blues”, segue a mesma linha do anterior, um pouco mais amadurecido.
Em 2009 foi lançado o “The Green Album”, bem diferente que os anteriores, vocais limpos e som mais voltado para o Doom Metal, na primeira faixa “Shards of Love”, dá para sentir uma tristeza profunda.
As formações de Woods of Ypres eram instáveis desde o início, com apenas David Gold participando de todos os lançamentos da banda.
Todos os álbuns de Woods of Ypres (Grey Skies & Electric Light) tiveram seu lançamento inicial ou reedições anteriores a 2011 em selos independentes dirigidos por David Gold, incluindo a Krankenhaus Records de 2004 a 2009 e a Practical Art Records de 2009 a 2011. Além disso, a banda ficou famosa por suas turnês independentes e reservadas como atração principal no Canadá e nos Estados Unidos.
Em agosto de 2011 começou as gravações para um novo álbum (Grey Skies & Electric Light), para alguns, o melhor da banda. Este disco está mais Doom/Gothic Metal e muito pouco de Black Metal como nos anteriores. Mas infelizmente antes do lançamento oficial, David Gold faleceu em um acidente de carro em dezembro de 2011. O álbum foi lançado em fevereiro de 2012 e logo após os outros integrantes decidiram não continuar com a banda. Em fevereiro de 2013, o álbum “Grey Skies & Electric Light” foi indicado para um prêmio “Juno Award” (prêmios concedidos anualmente pela Academia Canadense de Artes e Ciências Fonográficas para honrar a excelência de cantores e músicos canadenses) e ganhou o prêmio em abril.
Concertos de tributos foram realizados em memória de David Gold e um álbum tributo da banda chamado “Heart of Gold: A Tribute to Woods of Ypres”.
Discografia:
Pursuit of the Sun & Allure of the Earth (2004, Krankenhaus Records)
The Deepest Roots and Darkest Blues (2008, Krankenhaus Records)
The Green Album (2009, Practical Art Records, Earache Records)
Grey Skies & Electric Light (2012, Earache Records)
Formação final:
David Gold – Vocal, guitarras, bateria, baixo, teclado (2002 – 2011)
Joel Violette – Guitarra, baixo, piano (2010 – 2011)
Breandan Hayter – Baixo (2011)
Rae Amitay – Bateria (2011)