Hoje o Roadie Metal Cronologia será sobre a discografia do cantor dinamarquês King Diamond, ex-Mercyful Fate, e chegamos ao álbum ‘Them’, terceiro de sua carreira solo, lançado no ano de 1988.

Bom, King Diamond é mais um daqueles artistas o qual já ouvi falar bastante, mas nunca tinha tido curiosidade o suficiente para checar seu som. Sendo assim, mais uma vez a Roadie Metal me proporcionou essa experiência de sair um pouco da minha zona de conforto (não que eu seja de ficar o tempo todo nela).

Mas antes de falar de ‘Them’, preciso perguntar pra vocês: De onde car***** vocês tiraram de que o Ghost se parece com King Diamond? Sério, ouvi muita gente (muita gente MESMO) afirmar isso principalmente nos dois primeiros trabalhos do Ghost, e agora que finalmente ouvi o King Diamond digo que não tem nada a ver o c* com as calças.

Até porque uma característica do King Diamond é os inúmeros falsetes que ele utiliza nas músicas, técnica que o Ghost não usa em nenhum momento (aliás, o Tobias Forge mal utiliza os “agudões”). E falando nos falsetes, isso nos leva finalmente a minha avaliação do disco ‘Them’, a qual provavelmente não irá agradar aos fãs do vocalista.

Como disse anteriormente, a principal característica de King são os seus falsetes, mas são exatamente os mesmo que me incomodam em suas músicas. Não que eu seja contra o uso dessa técnica, mas o problema é que ele usa isso de forma muuuuuito exagerada, chega a dar agonia de ouvir.

E quem ler meus textos, principalmente os do Cronologia, sabem que se tem um tipo de som que não me desce mais é o Tradicional demais, sendo esse exatamente o qual King Diamond se encaixa, apesar dele se utilizar de uma atmosfera mais sombria em suas músicas.

Apesar do disco não me agradar sonoramente, uma coisa devo admitir, a temática do mesmo deveria ser passada para um bom filme de terror.

Para os que não sabem, ‘Them’ é a primeira parte de um trabalho conceitual, onde nele é contada a história de um personagem que vai para a casa da sua avó mentalmente doente, onde lá ele precisa lidar com as vozes “deles” (“Them”) tentando controlar toda a situação. Por isso também digo que a atmosfera sombria das músicas também não falhou. A história é continuada no disco ‘Conspirancy’, trabalho que sucedeu este ‘Them’.

De qualquer forma, antes de fazer este texto precisei fazer três audições do disco em questão para poder embasar meu argumento. E digo com toda certeza, foram três audições difíceis de aguentar!

Formação:
King Diamond (vocal e teclado)
Andy LaRoque (guitarra)
Pete Blakk (guitarra)
Hal Patino (baixo)
Mikkey Dee (bateria)

Faixas:
01. Out From the Asylum
02. Welcome Home
03. The Invisible Guests
04. Tea
05. Mother’s Getting Weaker
06. Bye, Bye Missy
07. A Broken Spell
08. The Accusation Chair
09. “Them”
10. Twilight Symphony
11. Coming Home
12. Phone Call

Encontre sua banda favorita