Roadie de A a Z – Bandas de um só Disco

by Gustavo Troiano

Toda terça-feira trarei grandes bandas do cenário obscuro que lançaram apenas um LP. Terá sido azar, falta de oportunidade ou apadrinhamento, não importa, eles lançaram apenas um play e sumiram.

LETRA V – Velvett Fogg (1969)

Velvett Fogg foi uma das muitas novas bandas dentro da cena underground, que foram formadas no final da década de 1960 que tentariam levar a música pop a um nível mais alto de criatividade. Birmingham também teve sua própria cena musical underground florescente durante aquela época, com uma variedade de grupos inovadores emergindo. A formação de Velvett Fogg veio de dentro dessa cena musical alternativa da cidade.

O grupo foi formado em 1968 por membros da banda Gravy Train de Birmingham. Na frente estava o cantor de soul Ernie Handy, Bob Hewitt era o guitarrista principal, com Graham Mullett na bateria e Mick Pollard no baixo. O londrino Frank Wilson, que tocava órgão Hammond, também estava nos vocais, tornando-se líder da banda e vocalista principal. A banda recém-formada passou a maior parte do ano em turnê pela Alemanha, tocando em bases militares e clubes. Sua apresentação no palco incluiu um show de luzes e uma dançarina go-go.

Velvett Fogg tem como curiosidade o fato de ter tido Tony Iommy como guitarrista por um curto espaço de tempo. O fundador do famoso Black Sabbath participou da banda quando ela ainda se chamava Gavy Train (não confundir com a excelente banda do mesmo nome). Porém, Iommy ficou por pouco tempo e foi fazer história ao lado de Osbourne, Butler e Ward.

Após a saída do legendário guitarrista do Sabbath, Paul Eastment foi recrutado para o seu lugar e deu-se início ao Velvett Fogg.

Formação:
Frank Wilson (Órgão Hammond, Vocal)
Keith Lei (Compositor)
Paul Eastment (Guitarra, Vocal)
Graham Mullett (Bateria)
Mick Pollard (Guitarra)

Faixas:
Yellow Cave Woman
New York Mining Disaster 1941 (Bee Gees Cover)
Wizard of Gobsolod
Once Among the Trees
Lady Caroline
Come Away Melinda
Owed to the Dip
Within the Night
Plastic Man
Telstar 69 (Bonus Track) 08. Ain’t No Reason (4:33)
Hound Dog (4:03)
I Wonder (3:29)
Back-Stabbin Woman (2:11)

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish