Toda terça-feira trarei grandes bandas do cenário obscuro que lançaram apenas um LP. Terá sido azar, falta de oportunidade ou apadrinhamento, não importa, eles lançaram apenas um play e sumiram.
LETRA V – Velvett Fogg (1969)
Velvett Fogg foi uma das muitas novas bandas dentro da cena underground, que foram formadas no final da década de 1960 que tentariam levar a música pop a um nível mais alto de criatividade. Birmingham também teve sua própria cena musical underground florescente durante aquela época, com uma variedade de grupos inovadores emergindo. A formação de Velvett Fogg veio de dentro dessa cena musical alternativa da cidade.
O grupo foi formado em 1968 por membros da banda Gravy Train de Birmingham. Na frente estava o cantor de soul Ernie Handy, Bob Hewitt era o guitarrista principal, com Graham Mullett na bateria e Mick Pollard no baixo. O londrino Frank Wilson, que tocava órgão Hammond, também estava nos vocais, tornando-se líder da banda e vocalista principal. A banda recém-formada passou a maior parte do ano em turnê pela Alemanha, tocando em bases militares e clubes. Sua apresentação no palco incluiu um show de luzes e uma dançarina go-go.
Velvett Fogg tem como curiosidade o fato de ter tido Tony Iommy como guitarrista por um curto espaço de tempo. O fundador do famoso Black Sabbath participou da banda quando ela ainda se chamava Gavy Train (não confundir com a excelente banda do mesmo nome). Porém, Iommy ficou por pouco tempo e foi fazer história ao lado de Osbourne, Butler e Ward.
Após a saída do legendário guitarrista do Sabbath, Paul Eastment foi recrutado para o seu lugar e deu-se início ao Velvett Fogg.
Formação:
Frank Wilson (Órgão Hammond, Vocal)
Keith Lei (Compositor)
Paul Eastment (Guitarra, Vocal)
Graham Mullett (Bateria)
Mick Pollard (Guitarra)