Toda terça-feira estarei trazendo aqui grandes bandas do cenário obscuro que lançaram apenas um LP. Terá sido azar, falta de oportunidade ou apadrinhamento, não importa, eles lançaram apenas um play e sumiram.
LETRA B – Beckett (1974)
Os grandes fã de Iron Maiden provavelmente conhecem a canção “A Rainbow’s Gold” de um dos muitos LADOS B da banda; pois é, essa música originalmente é do beckett.
A fusão de progressivo, hard, orquestrações e art rock promovida pela banda soavam datada no final de 1974, quando este disco chegava às lojas do Reino Unido. Poucos escutaram, ou se impressionaram, com o material, mas um jovem baixista ficou espantado com o que presenciou: Steve Harris. Tanto que Harris guardou no peito a influência do Beckett, manifestada dez anos depois, quando o seu Iron Maiden regravou “A Rainbow’s Gold” para o lado B de um compacto.
A execução acima da média, salta aos ouvidos neste álbum, composições inspiradas, os solos caprichados dos guitarristas Kenny Mountain e Robert Barton e os vocais soul de Terry Wilson-Slesser, um fã de Paul Rodgers e Robert Plant, que depois passou pelo Backstreet Crawler de Paul Kossoff, Charlie e até chegou a tentar cavar uma vaga dentro de bandas como Mott The Hoople, AC/DC e até no próprio Iron Maiden.
A imprensa britânica na época aprovou o disco e o Beckett saiu em Turnê com o Slade.
As vendas foram ruins, mas com o disco, o Beckett foi parar no palco do Reading Festival daquele ano e no popular programa de TV The Old Grey Whistle Test. Depois ainda abriram shows do Thin Lizzy, Faces, Wizzard e Ten Years After.
Disco altamente recomendado para quem gosta de Free, Spooky Tooth, Patto, Be Bop Deluxe e do bom prog inglês, conheça e tire o ouvido da zona de conforto.
Formação:
Robert Barton (Guitarra, Vocais)
Keith Fisher (Bateria)
Terry Wilson-Slesser (Vocais)
Ian Murray (Baixo)
Kenny Mountain (Guitarra, Teclados, Vocais)
Tim Hinkley (Teclados)