Comemorando o primeiro aniversário de seu nono álbum “Nowhere Generation” , aclamado pela crítica , o RISE AGAINST retorna com o lançamento surpresa de um novo EP, “Nowhere Generation II” , via Loma Vista Recordings . A coleção de cinco músicas – escrita e gravada ao lado de “Nowhere Generation” e com produção de Bill Stevenson ( THE DESCENDENTS , BLACK FLAG ) – está disponível digitalmente em todo o mundo agora, juntamente com a estreia de um novo vídeo dirigido por Ryan Valdez para seu propulsivo single principal, Last Man Standing .

” ‘Last Man Standing’ foi uma forma de expressar alguma frustração com nosso mundo em relação à exploração, alienação pública e desigualdade humana”, explica Valdez . “Como você vê no vídeo, somos alimentados por essa corrida de sobrevivência. Apenas para ser derrubado, independentemente de nosso sucesso ou esforços. Quase como se o jogo fosse manipulado, projetado para nos preparar para o fracasso.”

A canção triunfantemente empolgante pega a batuta lírica de “Talking To Ourselves” de “Nowhere Generation” com um lembrete a todo vapor do que poderia acontecer se aqueles no poder continuassem a ignorar a voz do povo. O frontman do RISE AGAINST , Tim McIlrath , entrega cada linha com fúria apaixonada, tudo carregado na parte de trás de grandes riffs, bateria estrondosa e guitarras carregadas de ganchos do guitarrista Zach Blair , do baixista Joe Principe e do baterista Brandon Barnes .

“Penso em RISE AGAINST como arte distópica”, diz McIlrath . “Como qualquer bom empreendimento de arte distópica, você está cantando sobre o mundo e como seria se continuarmos seguindo o caminho que estamos seguindo. É a conclusão inevitável do que aconteceria se continuássemos tomando as mesmas decisões. É isso que a arte distópica é projetada para fazer, para fazer você perceber isso e inspirá-lo a fazer algumas mudanças. ‘Last Man Standing’ está olhando para esse caminho e tentando pintar uma imagem de como ela se parece.”

As edições físicas de “II” , que serão lançadas em cassete em 15 de julho e em vinil em 28 de outubro (com uma variante da arte da capa vermelha), já estão disponíveis para pré-venda.

Continuando um diálogo crítico entre os próprios membros do RISE AGAINST , seus fãs e o mundo em geral, o novo EP olha além do escrutínio de sua contraparte da crônica instabilidade e desigualdade social, econômica e política que permeia a era moderna. “II” é tão mordaz quanto esperançoso, e é mais uma prova da ressonância de uma banda que continua a desafiar o status quo do rock moderno.

“Nós escrevemos 16 músicas para este álbum e então decidimos separá-las”, explica McIlrath . “Não apenas a música pode se perder, mas a mensagem pode se perder ao pedir às pessoas que ouçam tudo de uma vez. Acho que essa é, espero, uma maneira mais eficaz de dar a essas questões a plataforma e os holofotes que eles merecem. Nós queríamos segurar isso e entregá-los aos nossos fãs quando sentirmos que eles tiveram tempo de digerir adequadamente este primeiro lote, então essas músicas foram os ases em nossas mangas.”

A imagem que RISE AGAINST pinta é de uma geração mais jovem do que eles lutando para encontrar um caminho a seguir em um mundo cada vez mais inóspito. O impulso de investigar essas questões foi gerado por McIlrath conhecendo fãs em todo o mundo – dos Estados Unidos à Austrália, do Japão à Alemanha – e cada um deles estava articulando apreensões semelhantes.

“Eles estavam comunicando as mesmas ansiedades e medos sobre suas vidas e como será o amanhã. Esses medos e ansiedades estavam todos conectados, não importa o idioma que estivessem falando. Eu simplesmente não conseguia ignorá-los depois de um tempo”, diz ele.

“II” fecha com “Holding Patterns” , uma música onde o fogo na barriga de RISE AGAINST vem rugindo ainda mais longe. Partes da faixa lembram os momentos vertiginosos e inspirados no hardcore que tipificaram os primeiros anos da banda, mas agora apresentam a poderosa maturidade de uma banda que ainda dispara em todos os cilindros. O resultado é tanto uma música impactante quanto um lembrete presciente quando, no topo de cada refrão, McIlrath canta: “Quando mal estamos nos segurando, nos abraçamos“. O refrão resume a jornada em que RISE AGAINST esteve em toda a sua carreira, mas também serve como um lembrete sucinto do que II está enfrentando em cada música, e fornece um pouco de luz na escuridão que tudo consome.

Lista de faixas de “Nowhere Generation II” :

01. The Answer
02. Last Man Standing
03. This Time It’s Personal
04. Pain Mgmt
05. Holding Patterns

O RISE AGAINST está atualmente em turnê pela Europa e voltará à estrada neste verão na América do Norte para uma apresentação que inclui shows no The Forum em Los Angeles (19 de julho) e The Rooftop no Pier 17 em Nova York (9 de agosto), com apoio de THE USED e SENSES FAIL .

Fonte: https://blabbermouth.net/news/rise-against-releases-surprise-new-ep-nowhere-generation-ii