Riket: banda conta a história de uma tragédia ocorrida no final do século XIX, em música do novo EP

Tragédias não são novidades em nosso mundo, seja em qual período da História for, mas uma especificamente atraiu a atenção da banda sueca de Death Metal Riket, que abordou na faixa “Dödsdansen i månskensnatten” – presente no seu novo EP ‘Ofärder’, que será lançado amanhã (17 de julho), pela ViciSolum Productions – um ocorrido no final do século XIX. A faixa, por sua vez, também se encontra no ao vivo ‘Motvalser (Live på Copperfields 2018-10-05)’ (2018).

A cantora Kristina Nilsson

Trata-se da noite de quarta-feira, 23 de setembro de 1885, quando a mundialmente famosa cantora de ópera sueca Kristina Nilsson decidiu fazer um concerto gratuito em uma varanda do Grand Hotel na capital Estocolmo. Estima-se que mais de 10.000 pessoas compareceram nas imediações do local para ver a apresentação improvisada. Então a multidão começou a se mover, o caos se seguiu. Muitos caíram e foram pisoteados, principalmente mulheres e crianças. Especulou-se que entre 18 a 20 pessoas tenham morrido nesse incidente, que mais tarde foi descrito como “Dödsdansen i månskensnatten” (algo como “A Dança da Morte na Noite de Luar”).

Ilustração feita pelo artista Robert Haglund, retratando o fatídico ocorrido

Ainda sem nenhum full length, a banda sueca surgiu em 2016, e além dos já citados dois materiais, também conta com o EP de estréia “Avarter”, do mesmo ano. Na formação atual, estão os músicos Johan Fridell (vocal), Tobias Jacobsson (guitarra e baixo), Jerry Engström (guitarra), Stefan Schyberg (baixo) e Love Stark (bateria).

Abaixo, confira o lyric video da faixa:

Faixas:
01. Dödsdansen i Månskensnatten
02. Livsgnistor för Dödens Fyrbåk
03. Mot Polen.

Encontre sua banda favorita