Tragédias não são novidades em nosso mundo, seja em qual período da História for, mas uma especificamente atraiu a atenção da banda sueca de Death Metal Riket, que abordou na faixa “Dödsdansen i månskensnatten” – presente no seu novo EP ‘Ofärder’, que será lançado amanhã (17 de julho), pela ViciSolum Productions – um ocorrido no final do século XIX. A faixa, por sua vez, também se encontra no ao vivo ‘Motvalser (Live på Copperfields 2018-10-05)’ (2018).
Trata-se da noite de quarta-feira, 23 de setembro de 1885, quando a mundialmente famosa cantora de ópera sueca Kristina Nilsson decidiu fazer um concerto gratuito em uma varanda do Grand Hotel na capital Estocolmo. Estima-se que mais de 10.000 pessoas compareceram nas imediações do local para ver a apresentação improvisada. Então a multidão começou a se mover, o caos se seguiu. Muitos caíram e foram pisoteados, principalmente mulheres e crianças. Especulou-se que entre 18 a 20 pessoas tenham morrido nesse incidente, que mais tarde foi descrito como “Dödsdansen i månskensnatten” (algo como “A Dança da Morte na Noite de Luar”).
Ainda sem nenhum full length, a banda sueca surgiu em 2016, e além dos já citados dois materiais, também conta com o EP de estréia “Avarter”, do mesmo ano. Na formação atual, estão os músicos Johan Fridell (vocal), Tobias Jacobsson (guitarra e baixo), Jerry Engström (guitarra), Stefan Schyberg (baixo) e Love Stark (bateria).
Abaixo, confira o lyric video da faixa:
Faixas:
01. Dödsdansen i Månskensnatten
02. Livsgnistor för Dödens Fyrbåk
03. Mot Polen.