Resenhando #12: Rádio Moscou – Inabalável (2021)

Aqui no Resenhando você fica por dentro de resenhas feita de diversos álbuns que foram lançados no mundo do Rock. Para a sequência da série, vou analisar o EP Inabalável (2021) da banda de Rock Alternativo chamada Rádio Moscou. Para conferir as outras resenhas feitas por mim no quadro Resenhando, basta CLICAR AQUI.

Rádio Moscou é uma banda de Rock Alternativo/Nu Metal formada em Mossoró – RN em 2018. A sonoridade da banda também agrega influências de Metalcore e Rock nacional. A banda já fez shows e gravou junto de nomes como Nando ReisAdriano Daga (Banda Malta), Júnior Groovador e Rike da NDK.

Recentemente a banda lançou quatro singles em suas plataformas digitais, estes trabalhos fazem parte do EP que a banda finalizou e lança agora como um trabalho único; é sobre este trabalho que falaremos na resenha de hoje.

As quatro faixas que compõe o novo EP da banda são: Quando o Sol Brilhar, Motivos, Pensar! e Quem é Você?. A capa foi assinada pelo designer O Fera e toda a produção foi assinada por toda a banda e gravada no Cosmos Art Studio em Mossoró – RN.

O trabalho inicia com a faixa Quando o Sol Brilhar que começa de um jeito mais leve e calmo, fazendo com que o ouvinte tenha uma impressão equivocada de sua sonoridade e até da sonoridade da banda; porém logo tudo fica claro com as distorções da guitarra chegando com tudo e mostrando o que a banda realmente quer apresentar. A faixa tem uma levada de balada que se intensifica em alguns momentos, mas no geral apresenta uma melodia bem cadenciada, com fortes referências a bandas como Silverchair. A letra fala sobre saudade e esperança, com o eu lírico agradecendo o tempo passado com alguém que não está mais presente. Mesmo com esta temática, a esperança de rever a pessoa novamente e saber de todos os ensinamentos deixados faz com que a mensagem da banda seja leve, positiva e, como já antes dito, esperançosa.

Em seguida, a banda apresenta a faixa Motivos que tem seu início como as bandas de Rock Alternativo e de Grunge gostam: microfonia. Diferente da anterior, aqui não há uma introdução mais calma para depois chegar a música em si, aqui a faixa já começa com sua levada principal desde o início e vai ganhando ainda mais peso com o decorrer da música. Há reflexões na letra: quem é o dono da nossa própria vida? Pois se somos nós, por que dar ouvido a pessoas que não querem nos deixar crescer? A ideia é sempre fazer o que pudermos para sermos a melhor versão de nós mesmos e não deixar que palavras de pessoas que não importam ganhem voz dentro de nossa mente: nossa vontade deve ser suficiente e querer agradar quem não é importante é perda de tempo.

A banda deixou o melhor para o final: as duas últimas faixas fecham o trabalho com chave de ouro. A terceira faixa é Pensar!, onde a banda já apresenta sonoridade mais agressiva do que as anteriores e toda a tensão presente em bandas do Grunge dos anos 90. O instrumental recebe muita influência do New Metal, sendo denso e grave desde o início da faixa. Com sua levada cadenciada, a melodia da música é muito bem elaborada e faz com que a letra ganhe ainda mais importância. Assim como o nome da faixa diz, a letra é bem reflexiva sobre o nosso papel na sociedade: será que agimos apenas por impulso ou pensamos nas nossas atitudes? Há questionamentos sobre agir de qualquer forma ou simplesmente fazermos o que queremos sem pensarmos nos demais. No fim, precisamos realmente pensar em quem queremos ser e no legado que queremos deixar no mundo.

A faixa Quem é Você? encerra o EP e traz a reflexão de quem somos no meio deste caos chamado vida e o que podemos fazer diante de todas as reflexões do cotidiano. Ainda mais pesada que a anterior, a faixa traz várias quebras de tempo e intensidade na bateria, sendo ainda mais trabalhada do que a anterior, fazendo com que EP chegue a seu ápice nesta música. Mais reflexiva que a anterior, os questionamentos presentes nela falam sobre o que devemos fazer no cotidiano e o que devemos deixar ou não para trás: afinal, quem somos nós nessa loucura chamada vida? Porque, no fundo, se deixamos de fazer aquilo que gostamos ou queremos, deixamos de ser nós mesmos para vivermos outra vida que não nos pertence. Vale a pena isto? Vale a pena apenas para termos aprovação de quem nem se importa conosco? A reflexão da música baseia-se nesta busca pela própria identidade e na convicção do que queremos ser enquanto presentes neste mundo.

Aliás, fiz uma matéria falando sobre a faixa Quem é Você?, caso queira acompanhar basta CLICAR AQUI.

Rádio Moscou – Inabalável
Data de lançamento: 02/07/2021
Gravadora: Independente

Tracklist

01 – Quando o Sol Brilhar
02 – Motivos
03 – Pensar!
04 – Quem é Você?

A formação :
Thiago Sabiá – Baixo
Havi – Vocal
Mick – Bateria
Leo Maia – Guitarra

Para saber mais sobre a banda Rádio Moscou clique nos links abaixo. Para saber mais sobre música basta acompanhar o BLOG DO HELTON GRUNGE.

Facebook | Instagram | Youtube | Spotify

Encontre sua banda favorita