INTRODUZINDO: XFEARS é uma banda brasileira de Prog Metal formada em 2002 por Gabriel Carvalho (Vocais/ Teclados), Marcelo Monteiro (Guitarras) e Gilmar Cazagrande (Guitarras). A banda encerrou suas atividades em 2004 e após 13 anos, em 2017 lançou o singleChanges’. Em 2020, o XFEARS convidou o novo baterista Douglas Polents e baixista Ricardo Roque para reiniciar o projeto da banda e produzir um material profissional.

O XFEARS apresenta hoje – em estreia agendada no Youtube para as 19 horas – o seu álbum de estreia trazendo canções recheadas de ótimas harmonias e texturas de teclados, mas sem deixar de lado as pesadas guitarras, baixos e bateria, seguidas de letras relacionadas a temas do cotidiano, medos, pensamentos e poesia baseada na vida.

DISSECANDO O DISCO: na minha singela opinião, nada melhor para iniciar um trabalho do que uma “Intro” bem feita. E aqui, meus caros, temos uma inclusão no “clima do disco” bem ao estilo, com um encantador piano clássico, que logo cede espaço a Take Control. A faixa de abertura mantém a vibração energética, e carrega o ouvinte pra dimensão em que se encontra a banda. As linhas de baixo bem sobressalentes mesclam-se perfeitamente as linhas de teclados, a guitarra extravasa um peso absurdo. Tudo me agradou de cara! e estamos falando de 2 minutos de disco! Os vocais são progressivos, no sentido de que “crescem” conforme a música se desenvolve. Hell is Here mantém também a abertura da track com uma boa linha de teclas, ao melhor estilo Stratovarius. Com um solo preciso, a harmonia da canção prepara o terreno para os vocais de Gabriel Carvalho. Até aqui, as duas faixas se equivalem bastante, se valendo muito do peso mesclado às harmonias. Um grande trabalho. Mas, tudo muda ao ouvirmos (uma das preferidas do disco) No Regrets. O peso alcançado nas guitarras é absurdo! O timbre lembra muito dos gabinetes plexi usados antigamente… coisa fina! A música me soou algo como uma mistura de Kamelot com Black Label Society. Destaque no disco, como mencionei.

XFEARS – Hell is Here (2021) // Official Video // GSC Music

I See se apresenta soando como uma balada, mantendo a cadência até o final – tem uma melodia bonita, agradável, perfeita para o momento. Endeavour se inicia com um riffzinho que, inevitavelmente, me arrebatou ao ano de 1978 quando o mestre Eddie Van Halen compôs Ain’t Talkin’ ‘Bout Love. Mas, logo o tema amor se esvai, e o clima frenético toma conta do ar. O peso das guitarras é algo absurdo aqui! Esta é verdadeiramente a minha faixa preferida no disco. A faixa 07, Believe in Nothing é uma singela homenagem da XFEARS ao Nevermore. O cover ficou, no mínimo, perfeito! Prelude to Pain, mais uma vez, me surpreende com uma melodia de piano fantástica. Os timbres são profundos, intensos. Trata-se mesmo apenas de um prelúdio para a próxima faixa, The Worst Pain. Mais uma track bem ornamentada e carregada de elementos sonoros cativantes; destaque também ao solo de guitarra e à retomada da base. Uma track perfeita para encerrar o disco, que deixa um gostinho de quero mais.

OPINIÃO DO REDATOR: a XFEARS, sem dúvida, veio para ficar! Temos aqui um notável exemplo “do que se deve fazer” em um disco: percebe-se que a atenção do grupo aos “mínimos detalhes” é levada ao máximo. As guitarras demonstram um peso absurdo nas bases, enquanto que os solos soam cristalinos e límpidos, é exuberante! O baixo estrala aos ouvidos, em perfeita sincronia à bateria (que poderia ter um cadinho mais de peso, mas ai é minha opinião). Por fim os vocais com drive somam a característica marcante do grupo, destoando um pouco dos já um pouco saturados vocais melosos comuns às bandas do gênero. Este pode ser um ponto positivo – como eu achei – bem como negativo, aos mais tradicionalistas. Enfim, suspeito sou em elogiar teclados, pois amo o infinito que o instrumento tem a oferecer. E aqui, temos muita precisão e dosagem em se tratando de tudo. Por fim, denoto que a banda pode ser “novata” no cenário, mas têm-se aqui muito compromisso com a qualidade. Parabéns aos envolvidos neste projeto, vida longa ao XFEARS. Confira a estreia do disco!

XFears- The First
Gravadora – Independente
Lançamento – 01 de agosto de 2021

“The First” Tracklist:

01. Intro
02. Take Control
03. Hell is Here
04. No Regrets
05. I See
06. Endeavour
07. Believe in Nothing
08. Prelude to Pain
09. The Worst Pain.

XFears:

Gabriel Carvalho (Vocais/ Teclados)
Marcelo Monteiro (Guitarras)
Gilmar Cazagrande (Guitarras)
Douglas Polents – Drums
Ricardo Roque – Bass