O Xandria é uma banda de Symphonic Metal criada na década de 90, mas que só teve o disco de estreia lançado em 2003 (“Kill The Sun”). Com uma sonoridade que não era tão épica quanto os clichês do estilo, sobretudo por causa da então vocalista Lisa Middelhauve, o Xandria aliou o Metal Sinfônico ao Folk Metal nos discos: “Ravenheart” e “India”, e chegou a flertar com elementos eletrônicos no bom disco conceitual: “Salomé – The Seventh Veil”. Foram quatro discos que manteve a banda num bom nível.

No ano de 2008, Lisa Middelhauve deixou a banda, dando lugar a cantora alemã, Manuela Kraller. A partir de então, a banda capitaneada pelo guitarrista Marco Heubaum, decidiu trilhar um caminho diferente dos discos anteriores!

Com Kraller, a banda gravou o quinto disco de estúdio: “Neverworld ‘s End”. Ficou claro a mudança de direção, primeiro pelas características de canto lírico da nova vocalista, e pelo peso e linhas sinfônicas que a banda adotou. Para resumir o disco, as faixas: “A Prophecy of Worlds to Fall”, “Blood on My Hands” e “The Lost Elysion”, mostraram como o Xandria ficou mais pesado (adotando o Power Metal, inclusive) como as linhas vocais típicas do Symphonic Metal. Porém este foi o único disco com Manuela Kraller.

Para o seu lugar, Dianne van Giersbergen assumiu a função de vocalista e o Xandria manteve a linha do “Power Symphonic Metal”. No disco de estreia, “Sacrificium”, a banda soou mais grandiosa e épica do que nunca. Já no segundo disco, “Theater of Dimensions”, a banda soou muito mais pesada, e influenciada pelo Epica. E então, outra mudança de vocalista: Dianne van Giersbergen deixou a banda, dando lugar a alemã, Aeva Maurelle, que cumpriu o restante da turnê do álbum.

Aeva Maurelle não permaneceu, e o Xandria entrou num hiato que perdurou até o mês de maio de 2022, quando anunciou a nova formação: o guitarrista, Robert Klawonn (substituindo o guitarrista de longa data, Philip Restemeier); o baterista Dimitrios Gatsios (substituindo, Gerit Lamm, que estava na banda desde 2000) o baixista, Tim Schwarz e a quarta vocalista da banda, Ambre Vourvahis. Com a nova formação revelada, a banda também anunciou o oitavo disco de estúdio “The Wonders Still Awaiting”

O primeiro single da nova fase da banda, “Reborn”, mostrou que a escolha da vocalista não iria seguir – à risca – os últimos discos compostos pelo Xandria. Tendo um estilo menos lírico, Vourvahis adicionou um elemento, de certa forma, pop, nas interpretações das músicas. O que fica mais evidente, nas faixas: “Illusion is Their Name” e “My Curse is My Redemption”, cujas linhas vocais e refrãos lembram os clássicos da EDM dos anos 2000. O que, para mim, não foi problema, já que é um estilo de música que eu também gosto. Mas reconheço (e já vi) que pode ser uma mudança que não irá agradar a todos os tipos de fãs.

O que não quer dizer que a banda esteja soando como o Amaranthe; a parte sinfônica e os poderosos riffs de guitarras, continuam afiadíssimos. E que tampouco tenha deixado o Power Symphonic Metal de lado. E isso é percebido na faixa de abertura, “Two Worlds” e “You Will Never Be Our God” – que conta com a participação de Ralf Scheepers (Primal Fear), na qual Vourvahis mostra a sua versatilidade, imprimindo um estilo mais lírico.

Em uma hora e quatorze minutos, os músicos do Xandria mostraram toda a sua capacidade e técnica para criar um disco impecável e dinâmico, uma vez que a banda percorreu pelo Power Metal/ Metal Melódico (como a faixa “Mirror of Time”), e a sonoridade consolidada nos seus três disco antecessores. Com a nova vocalista, Ambre Vourvahis – responsável também pelos vocais guturais – tendo a sua voz encaixada e explorada da melhor forma possível, uma vez que o direcionamento das faixas foi pensado no presente.

Reprodução: Facebook/ Xandria

Xandria – The Wonders Still Awaiting
Data de Lançamento: 03/02/2023
Gravadora: Napalm Records

Formação:
Ambre Vourvahis (vocais)
Marco Heubaum (guitarra)
Robert Klawonn (guitarra)
Tim Schwarz (baixo)
Dimitrios Gatsios (bateria)

Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
*Disponível apenas para Android