Que o Accept já tem sua contribuição para a história do Metal, é inegável. Agora, Wolf Hoffmann, guitarrista da banda desde 1976, superou-se em seu segundo álbum solo, intitulado “Headbangers Symphony”, lançado em 1º de julho. Ele beira a perfeição.
Hoffmann sempre teve um gosto pela música clássica, e em “Headbangers Symphony” trouxe releituras de obras de Beethoven, Mozart e Tchaikovsky, além de muitas outras. Com uma pegada única, as músicas transmitem uma sensação de torpor e satisfação e mostram um excelente resultado. O único ponto negativo é a capa. Faltou apelo gráfico maior para transmitir que é o álbum solo de um guitarrista, mas com uma pegada voltada à música clássica.
A primeira faixa, “Scherzo”, uma adaptação da sinfonia nº 9 de Beethoven, faz qualquer headbanger literalmente bater a cabeça e se deliciar com a mistura de música clássica e Heavy Metal. Na sequência, “Night On Bald Mountain” e “Je Crois Entendre Encore” apresentam obras de nomes menos conhecido no mundo erudito, mas não deixam a desejar.
“Double Cello Concerto In G Minor”, de Vivaldi, dá continuidade à obra. Recheada de excelentes riffs, Hoffmann consegue criar uma sinfonia realmente agradável com a mistura de guitarras e violinos. “Adagio”, de Albinoni, vem em seguida e é minha faixa predileta. É aquele momento em que você fecha os olhos e viaja nas notas bem tocadas do guitarrista. A melodia envolvente, gera uma imersão musical e o álbum chega ao seu ápice.
https://www.youtube.com/watch?v=Oa3ucROv1Pg
Wolf continua seus riffs em “Symphony nº 40” de Mozart, “Swan Lake” em uma adaptação de Tchaikovsky e “Madame Butterfly” do compositor Giacomo Puccini. Após o trio, Hoffmann volta à cena com Beethoven, mostrando, possivelmente, ser um dos eruditos mais reverenciados pelo guitarrista. “Pathétique” apresenta, ao meu ver, as melhores junções do clássico com o Metal em todo o álbum.
Para finalizar, “Meditation”, uma balada adaptada de Jules Massenet, e “Air On The G String”, de Bach, o último ato de uma obra conceituada, bem tocada, com adaptações que não corromperam em nada as melodias e notas das sinfonias originais.
Formação:
Wolf Hoffmann (guitarra);
Peter Baltes (baixo em “Symphony No. 40” e “Air On The G String”);
Matthias Rethmann (baixo em “Symphony No. 40” e “Air On The G String”);
John Billings (baixo em “Double Cello Concerto In G Minor”);
Jason Bowld and Pat McDonald (bateria em “Scherzo” e “Symphony No. 40”);
Melo Mafali (teclados);
Orquestra Sinfônica Nacional Tcheca.
Faixas:
01 – Scherzo
02 – Night On Bald Mountain
03 – Je Crois Entendre Encore
04 – Double Cello Concerto In G Minor
05 – Adagio
06 – Symphony No. 40
07 – Swan Lake
08 – Madame Butterfly
09 – Pathétique
10 – Meditation
11 – Air On The G String