Resenha: We Are The Fallen – Tear the World Down (2010)

Após os guitarristas Ben Moody e John LeCompt, e o baterista Rocky Gray deixarem o Evanescence, os três se juntaram em 2009 para formar uma nova banda chamada “We Are The Fallen”, cujo o nome faz clara referência ao “Fallen”, primeiro álbum do Evanescence lançado em 2003, o qual os três integrantes estiveram presentes em seu ciclo.

Para completar a banda, eles chamaram Marty O’Brien (ex-Disturbed e Static-x) para o baixo, e Carly Smithson, sexta colocada no American Idol 7, para os vocais. Com isso, em 2010, o grupo lançou seu primeiro, e único álbum, o “Tear the World Down”.

Na época, a banda conseguiu até certo destaque, o single ‘Bury Me Alive” virou trilha sonora da série “The Vampire Diaries” e no reality show “The Hill” da MTV, tendo a música também feito parte do famoso jogo “Rock Band”. Além disso, a banda também realizou turnê nos Estados Unidos e na Europa, chegando a tocar em festivais como Download e o Rock Am Ring.

Mas, a banda ficou por isso mesmo, pois desde 2012 o We Are the Fallen não dá mais sinal de vida, sendo sua última atualização um vídeo onde os integrantes falam que estão trabalhando em novo material. Material esse que com certeza nunca viu a luz do dia.

Agora, depois de toda essa enrolação falando da história da banda, o que falar do “Tear the World Down” especificamente?

Bom, já deixo claro antes de tudo que é um bom álbum, as músicas são pesadas quando precisam ser, e mais calmas quando necessárias (como em “Sleep Well, My Angel” e “I Am Only One”), e certamente ele atende as expectativas dos fãs de Gothic Metal, principalmente daqueles que foram conferir o trabalho tendo os três ex-Evanescence como referência.

Faixas como “Through Hell”, “Without You”, “Burn”, “Don’t Leave Me Behind” e o single “Bury Me Alive” possuem uma ótima energia que já cativa o ouvinte na primeira audição.

Mas, apesar disso tudo que citei, a banda peca num quesito que parece até besta, mas não é. A identidade.

E isso se deve basicamente ao fato que, por conta da banda ter três ex-Evanescence, todas as músicas, sem exceção, parecem terem sido tirada de sobras de músicas do Evanescence que ficaram de fora do “Fallen”.

E além disso, o próprio estilo de canto da Carly Smithson é muito parecido com a da Amy Lee, inclusive com os mesmos “vícios” de sempre querer prolongar as notas agudas o máximo que dar (e ter dificuldade para executar isso ao vivo). E também devo mencionar o fato que a própria banda tocava algumas músicas do Evanescence em seus shows.

Além de tudo, todas as músicas tem a mesma atmosfera presente em qualquer álbum do Evanescence, seja ele o “Fallen” ou seus sucessores.

No mais, o “Tear the World Down” é um bom álbum, mas poderia ser melhor ainda se não tivesse ficado na sombra do Evanescence.

Nota: 7,5

We Are The Fallen – Tear the World Down
Data de lançamento: 10 de maio de 2010
Gravadora: Universal Republic

Tracklist

01 Bury Me Alive
02 Burn
03 Paradigm
04 Don’t Leave Me Behind
05 Sleep Well, My Angel
06 Through Hell
07 I Will Stay
08 Without You
09 St. John
10 I Am Only One
12 Tear the World Down

Formação

Carly Smithson – vocal
Ben Moody – guitarra
John LeCompt – guitarra
Marty O’Brien – baixo
Rocky Gray – bateria

Encontre sua banda favorita