Resenha: Viletale – From the Depths ov Mind (2017)

Com quase dois anos de existência, o Viletale, de Blumenau/SC, já lançou os EPs “Initiation” (2016) e “From the Depths ov Mind” (2017). Formada por Bruno Jankauskas (vocal e guitarra), Alan Ricardo (guitarra), Filipe Oliveira (baixo) e Matheus Lunge (bateria), a banda traz neste trabalho um Black/Death Metal que já dá umas amostras da qualidade musical do Viletale.

Apesar do notório potencial da banda, a produção de “From the Depths ov Mind” deixa muito a desejar. Embora o Metal extremo tenha uma tendência a ser mais sujo, justamente para realçar o peso e a agressividade, neste EP isso acaba sendo um problema para uma melhor apreciação das sete faixas do trabalho.

A começar com o clima sombrio da instrumental “Innsmouth”, que abre espaço para “Shattered Existance”. A segunda faixa do EP já apresenta discrepâncias em relação à abertura, pois dá a impressão que o volume da gravação das faixas é desnivelado. Musicalmente, “Shattered Existance” é o Black Metal sujo e pesado padrão. Embora não seja um entusiasta do gênero, devo dizer que a banda cumpre o papel de começar o trabalho com a brutalidade característica da vertente.

“Reign upon Ulthar” dá uma desacelerada no ritmo, chegando a ficar bem lenta em certos pontos. O instrumental é bem interessante, principalmente pelas guitarras, mas o vocal, que obedece a cartilha do gênero, não me agrada. A gravação em si também compromete um pouco da percepção do som do Viletale, e isso dá para dizer do trabalho todo.

“Chant of the Mountain” é violenta até dizer chega. Uma das mais brutais do EP. A base baixo/bateria dá uma boa consistência e as guitarras trazem o peso necessário para a faixa dar liga. Em seguida, o interlúdio “O Espasmo e a Sabedoria” precede “Tentacle God”. A penúltima faixa do trabalho é um Death/Thrash absurdamente agressivo e com um vocal rasgado que encaixa muito melhor na sonoridade, mesmo revezando e aparecendo menos que o gutural de Bruno Jankauskas.

A lenta “Arise, o Guardian” fecha o EP com mais um bom momento da cozinha do Viletale funcionando muito bem. Filipe Oliveira e Matheus Lunge formam uma boa dupla, com muita sintonia. Apesar dos problemas de gravação, sejam propositais ou não, “From the Depths ov Mind” é um bom EP de Metal extremo e com certeza vai deixar os fãs de Black Metal bem satisfeitos.

Formação:
Bruno Jankauskas – vocal e guitarra
Alan Ricardo – guitarra
Filipe Oliveira – baixo
Matheus Lunge – bateria

Faixas:
01. Innsmouth (instrumental)
02. Shattered Existance
03. Reign upon Ulthar
04. Chant of the Mountain
05. O Espasmo e a Sabedoria
06. Tentacle God
07. Arise, o Guardian

Encontre sua banda favorita