Recentemente tem surgido no Brasil diversas bandas que tem inovado em seu som, adicionando elementos da cultura brasileira no riff pesado do metal. Tendo assim, o movimento “Levante do Metal Nativo” surgido com a proposta de valorizar a cultura brasileira dentro do estilo.

Os brasilienses do Tupi Nambha foram mais um dos que provaram que essa junção é possível e o resultado da mesma fica boa, tendo inclusive ousado um pouco mais e cantado suas letras em tupi antigo (assim como os seus conterrâneos ‘Arandu Arakuaa’).

Mas diferente do Arandu Arakuaa, que traz uma proposta onde é mostrado a cultura e a ideologia dos indígenas na selva, o Tupi Nambha aborda mais a reação dos índios diante da chegada dos portugueses em sua terra no EP “Invasão Alienígena”. Aliás, o próprio nome do trabalho pode parecer estranho se você analisar a temática do mesmo, mas isso não passa de uma analogia, já que na concepção dos índios daquela época, a invasão dos portugueses era equivalente a uma invasão de aliens – ou seja – um povo desconhecido e que queria tomar tudo deles.

Me chamou a atenção o fatos das músicas serem cantadas em tupi, mas os títulos das mesmas serem em português. Talvez essa tenha sido uma estratégia da banda para que os ouvintes tivessem uma ideia sobre o que a faixa trata, já que provavelmente a maioria deles não entendem o tupi antigo.

Apesar de ter um elemento ou outro da música tradicional indígena, o som do Tupi Nambha soa mais como um rock pesado cantado em tupi do que algo mais puxado para o folk metal, sendo “Galdino Pataxó” a única faixa que se aproxima mais disso. Aliás, é interessante destacar essa faixa, pois nela fica claro uma forte influência do som da banda “Chico Science e Nação Zumbi”.

No mais, o “Invasão Alienígena” é um ótimo cartão de entrada para o Tupi Nambha, onde eles mostraram sua ideia de forma efetiva mesmo com apenas dois integrantes na banda.

FORMAÇÃO:

Marcos Loiola – Vocal

Rogério Delevone – Guitarra

Caio Cartones (convidado) – Baixo e Bateria

 

TRACKLIST:

1. Invasão Alienígena

2. Antropofagia

3. Tribo em Guerra

4. Tupi Nambha

5. Galdino Pataxó

6. Feiticeiro

7. Ayahuasca

Encontre sua banda favorita