Resenha: The Damnnation – Parasite (2020)

O The Damnnation é uma banda formada no ano de 2019, em São Paulo, e o som que o grupo faz é um metal bem singular, difícil de preencher em único gênero, com influências de thrash metal, metal extremo e até stoner. Essa realmente era a intenção, a de não se prender a um gênero específico e ter em suas canções influências de diversas vertentes.

“Parasite” é o primeiro EP lançado pelo grupo que conta com Renata Petrelli (voz e guitarra), Aline Dutchi (baixo) e Leonora Mölka (bateria), e em apenas 4 faixas consegue mostrar um alto potencial; as duas primeiras canções já haviam sido liberadas antes em formato single. Uma delas é “World’s Curse”, que abre com um riff pesado e lento, acelera quando entram os vocais de Renata Petrelli e cai em um refrão épico, quase como um grito de guerra, que tem tudo para fazer seu público cantar junto nos shows.

Falando em refrão marcante, a outra faixa que já havia sido liberada como single também tem essa característica. Trata-se de “Apocalypse”; me lembro que após ouvir pela primeira vez eu já estava cantarolando essa faixa e seus riffs de guitarra. É importante para quem toca metal nas vertentes mais extremas saber compor melodias que marcam o ouvinte e essa é uma característica do The Damnnation.

Ainda sobre “Apocalypse”, essa faixa é um resumo de tudo que a banda oferece nesse EP: além dos ótimos refrãos e linhas vocais, tem mudanças certeiras de andamento; linhas de baixo notáveis que complementam perfeitamente o som, fazendo com que o formato trio com uma guitarra funcione; bateria forte, pesada e presente com viradas marcantes que só engrandecem as músicas, além dos riffs pesados e solos matadores. Liricamente as faixas lidam com questões sociais e também interiores do ser humano.

As outras duas canções são “Parasite”, que abre com um som limpo e depois segue pesada, tem ótimos vocais de apoio além de excelentes grooves, e “Unholy Soldiers”, que começa com uma linha de baixo e embarca em empolgantes riffs e linhas vocais, em uma canção que a cada minuto que passa vai crescendo até atingir um ápice, o que é perfeito para fechar um álbum.

“Parasite” é um ótimo cartão de visitas e só faz o ouvinte ficar ansioso com o que elas podem apresentar em um trabalho completo.

O disco foi gravado no Flight Studio, produzido por Rogério Oliveira e a fantástica capa foi feita pelo artista Alcides Burn.

Nota: 8,0

The Damnnation – Parasite
Data de lançamento: 10 de novembro de 2020
Gravadora: Xaninho Discos

Tracklist
1. World’s Curse
2. Apocalypse
3. Parasite
4. Unholy Soldiers

Formação
Renata Petrelli – Vocal e guitarra
Aline Dutchi – Baixo
Leonora Mölka – Bateria


Encontre sua banda favorita