Resenha: Tanzwut – Die Tanzwut kehrt zurück (2021)

Se tem uma coisa que prezo bastante em relação as bandas novas são aquelas que ousam o suficiente para sair da caixinha, e fazem um tipo de som peculiar e novo. E a banda alemã Tanzwut apresenta exatamente isso em seus 23 anos de carreira, apresentando um som que junta o Metal Industrial da vertente Neue Deutsche Härte, com um Folk medieval, juntando o peso de guitarras e bateria, com linhas eletrônicas de sintetizadores e gaita de fole. Praticamente uma junção de Rammstein e Feuerchwanz.

E nesse ano de 2021, a banda lançou o seu décimo segundo álbum de estúdio, sendo esse o “Die Tanzwut Kehrt Zurück”, contando com 12 músicas inéditas, sendo esse o novo lançamento do grupo desde o último disco “Seemannsgarn”, de 2019.

Antes de tudo, quero ressaltar aqui que apesar desse ser o décimo segundo álbum da carreira da banda, a resenha será sob o ponto de vista de uma pessoa que acabou de conhecer a mesma, ou seja, não esperem comparações com trabalhos anteriores do grupo.

Bom, todo o “Die Tanzwut kehrt zurück” mescla bastante o peso do Metal Industrial com a leveza do Folk medieval, tendo a primeira “balada” logo na terceira faixa, se tratando da “Bis zum meer”, vindo de uma sequência de peso anteriormente.

A pegada Folk ficou ainda mais acentuada em “Pack”, principalmente por contar com a participação especial de Saltatio Mortis, outra banda alemã especializada em juntar o peso do metal e gaitas de fole. Sendo seguida da “Die Geister die wir riefen”, que é a música mais medieval de todo o disco.

Como já mencionei, todo o trabalho consegue mesclar bem os elementos de industrial e folk dentro das próprias canções, inclusive naquelas com um “punch” mais forte, como a faixa-título, a “Berlin” e a “Virus”, sendo a última citada a que fecha o álbum.

Certamente, essa mistura não é para todos, mas se você for o tipo de headbanger completamente mente aberta para esses tipos de ousadias, e que se liga nas vertentes mais modernas do metal (e principalmente, se for fã de Rammstein), certamente o som do Tanzwut irá te agradar bastante. E claro, sem esquecer de mencionar também os fãs de Folk Metal que sempre estão atrás de um som para ouvir enquanto toma um bom hidromel.

Nota: 9

Tanzwut – Die Tanzwut kehrt zurück
Data de lançamento: 28 de maio de 2021
Gravadora: NoCut Entertainment

Tracklist

01 Die Tanzwut kehrt zurück
02 Feine Menschen
03 Bis zum Meer
04 Pack (feat. Saltatio Mortis)
05 Die Geister die wir riefen
06 Johann
07 Narziss
08 Schwarze Löcher
09 Auf Messers Schneide
10 Allein
11 Berlin
12 Virus

Formação

Mike “Teufel” Paulenz – vocal e gaita de fole
Der Zwilling – baixo e gaita de fole
Thrymr – gaita de fole e charamela
Pyro – gaita de fole e charamela
Oually – bateria
Martin Ukrasvan – guitarra

Encontre sua banda favorita