Resenha: Sun Diamond – Live at the Yard (2020)

Sun Diamond é, certamente, daquelas bandas que transmitem uma energia e animação sem igual ao seu apreciador, quer ele esteja escutando pela primeira vez ou sendo já um assíduo ouvinte. Dono de uma incrível presença de palco, o quinteto de hard rock/heavy metal originado em 2014 em Recife/PE se mostra como uma das grandes forças da cena estadual, regional e, por que não dizer, nacional.

E toda essa desenvoltura e técnica, já notória por meio do álbum homônimo revelado em 2017, pode ser desfrutada através do DVD digital intitulado “Live at the Yard”. Divulgada no ano passado, a mídia mostra a performance da banda na segunda edição do festival Rock Will Never Die, realizada em 2018 no Centro Internacional do Recife e que teve como atração principal o Angra, na ocasião da turnê de divulgação do álbum “Omni”.

Não é uma performance de grande duração (19 minutos), mas nem por isso é fraca de nível, e os recifenses não fizeram feio diante da grande maioria de fãs do aclamado grupo de power progressive metal. A instrumental “Blackstar” é a responsável por iniciar os trabalhos, com uma linha de baixo dando os primeiros soares e seguida por um grandioso solo, numa pegada que lembra o doom. Na sequência, o vocalista Ailton Neto entra em cena para, junto com os demais, levar “Frozen Bones” para o público. Um hard n’heavy de primeira linha, acompanhada de uma quebra sensacional de rockabilly/rythym and blues. Baita sacada!

“She Took the High Road” reúne hard rock e elementos do classic rock e até do progressivo. No refrão, o baixista Miguel Guerra assume a voz e é acompanhado em coro pelos outros membros. Solos de guitarra também abrilhantam a canção. Em seguida, “Let Me Drunk (and R.I.P.)”, onde me chamou a atenção o uso, ainda que temporário, da voz grave por Ailton, que normalmente arrebenta nos agudos. Uma boa desvirtuada na música que também traz o baixo em evidência na interseção entre os refrões.

Para encerrar em grande estilo, “Go to the Yard”. Não nego que essa é a minha preferida da banda, e nesse registro ao vivo ficou ainda melhor. O “let’s go” bradado por Ailton anuncia a faixa de refrão altamente contagioso e ritmo intenso, colocando os bangers presentes para bater muita cabeça e realizar os famosos moshs.

“Live at the Yard” é uma importante peça na trajetória da Sun Diamond, mostrando em definitivo o porquê de integrarem a forte cena nordestina. Que, assim como os dois elementos que a nomeiam, a banda continue a brilhar, fazer e trazer a importância dos gêneros que tanto amamos.

Confira abaixo o DVD na íntegra:

Tracklist:
1. Blackstar
2. Frozen Bones
3. She Took the High Road
4. Let Me Drunk (and R.I.P.)
5. Go to the Yard

Formação:
Ailton Neto – vocais
Eduardo Teixeira – guitarra, vocais de apoio
Leo Campanha – guitarra, vocais de apoio
Miguel Guerra – baixo, vocais de apoio
Lucas Silva – bateria

Encontre sua banda favorita