Resenha: Stonex – Seeds of Evil (2014)

O Stonex é mais uma das diversas bandas de qualidade surgidas no Nordeste nos últimos tempos. Criado em 2012 na cidade de Aracaju, e composto na época da gravação por Ramon Guerreiro (vocal), Marcelo Hazz (guitarra), Atilio Silva (baixo) e Adriano Cardoso (bateria), o grupo sergipano, que atualmente conta com Dálvaro Soares como segundo guitarrista, lançou em 2014 um bom trabalho de estreia, o EP “Seeds of Evil”, que traz uma sonoridade que passeia entre o Heavy Metal e o Hard Rock executada com competência.

Falando das faixas, “Dressed in Black” abre o EP trazendo a já citada mescla de Heavy Metal com Hard Rock. A música transita entre momentos cadenciados, com outros mais pesados, quase Thrash Metal. As ótimas linhas do baixo pulsante de Atilio Silva e os excelentes solos de guitarra de Marcelo Hazz são os grandes destaques desta faixa de abertura. Em contrapartida, o estilo de cantar de Ramon Guerreiro destoa um pouco em relação ao som do Stonex, e isso é perceptível durante o trabalho inteiro.

A cadenciada “Electric Sky” vem na sequência, mais uma vez com fortes e precisas incursões do baixo durante a execução, além de uma aparição mais marcante das quatro cordas perto da reta final. Vale ainda o destaque para a guitarra, que lembra um pouco o Black Sabbath clássico em algumas passagens.

“Maggots in My Brain” ressalta uma característica que incomoda muito durante a audição do EP, que é o volume excessivo dos pratos da bateria, fator que acaba abafando os outros instrumentos e atrapalhando, inclusive, o solo do guitarrista Marcelo Hazz. A faixa em si mantém a boa qualidade musical do EP, sendo um pouco mais cadenciada que a anterior, mas esse problema com a bateria prejudica uma melhor apreciação dela e também do disco.

Encerrando o EP, temos a empolgante “Master of the Pit”, a melhor do trabalho. A faixa tem um andamento próximo do Heavy Metal tradicional, com um refrão grudento e mais uma vez o guitarrista Marcelo Hazz nos brindando com outra grande performance individual.

É evidente que, por ser o primeiro disco, erros vão acontecer. É parte natural do processo. Apesar dos pesares, “Seeds of Evil” é um EP que traz mais uma banda promissora da ótima safra nacional. Fica a torcida para que o Stonex grave um disco completo que permita uma maior apreciação da qualidade musical que a banda certamente tem.

Formação:
Ramon Guerreiro (vocal);
Marcelo Hazz (guitarra);
Atilio Silva (baixo);
Adriano Cardoso (bateria).

Faixas:
01 – Dressed in Black
02 – Electric Sky
03 – Maggots in My Brain
04 – Master of the Pit

Encontre sua banda favorita