Felizmente para nós, fãs de boa música, a Secret Service Records não para. Quem acompanha o trabalho da gravadora sabe que o trabalho lá desenvolvido é coisa de primeira linha. Além de alguns lançamentos importantes da cena brasileira como o Torture Squad por exemplo, outros tributos a nomes clássicos da cena Rock / Metal mundial já tiveram vários de seus clássicos regravados e ‘coverizados’ por bandas da primeira linha aqui de nosso país.
Nomes como Motörhead, Iron Maiden, Black Sabbath, Kiss, AC/DC, Deep Purple e Slayer já tiveram seus tributos lançados, ou seja, só coisa boa e de primeira linha. Agora, chegou a vez do tributo ao Led Zeppelin que apresenta uma particularidade que apenas o tributo ao Deep Purple teve: apenas bandas com vocais femininos. Um charme a mais para esta grande iniciativa!
A abertura não poderia ser melhor: um dos maiores épicos do Zeppelin, ‘Kashmir’ foi brilhantemente interpretada pela banda No One Spoke. Confesso que não conhecia o trabalho da banda catarinense. Pude conferir também o mais recente clipe “Fear of Regret” e fiquei boquiaberto (assista em: https://www.youtube.com/watch?v=CApXnPEY6eM). Em breve, farão shows em todos os cantos do Brasil e fora dele também.
Outra banda que superou quaisquer expectativas foi o Voccatus com uma linda versão para “All My Love” que ficou demais. Ouvindo o tributo sem ler o tracklist, levei um certo tempo pra reconhecer que faixa era. Tem um lindo solo, o som da bateria está impecável e o baixo sempre aparece. O Vandroya me gerou um frio na espinha ao ousar gravar ‘The Rover’. Me lembro que o Primal Fear chegou a regravá-la e essa faixa ficou ainda mais Metal na minha cabeça. Daísa Munhoz e compania fizeram sua parte, gravando um Metal direto e potente assim como a já citada banda alemã.
O Weedevil fez uma interessante versão Stoner para “Heartbreaker’ e o Sleepwalker Sun fez uma consistente versão para ‘Stairway to Heaven’ daquelas que não dá para errar.
Outras bandas fizeram versões corretas como o Revengin (Living Lovin’ Maid), Fenrir’s Scar (Black Dog), Sacrificed (Immigrant Song), Melyra (Houses of the Holy) e White Death (For Your Life) dando sua leitura para esses hinos dos britânicos.
A única faixa que não me soou bem, ficou a cargo do Corja com ‘Good Times Bad Times’. Tenho certeza que os fãs mais extremistas do Metal poderão curtir essa versão Death Metal de uma das faixas mais Rock & Roll que o Led Zeppelin gravou em sua carreira. A mim, não agradou.
A versão física do trabalho pode ser adquirida através da página da gravadora no Facebook (https://www.facebook.com/secretservicerecords/), uma aquisição que certamente será concluída por este redator e os mais ardorosos fãs da clássica banda inglesa de Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham. Agrademos à Secret Service em especial pelo seu mentor Luiz Rizzi pela confiança em nosso trabalho da Roadie Metal. Que venham outros tributos! Nós agradecemos!
Nota: 9,0
Stairway to Brazil – The Brazilian Tribute to Led Zeppelin (2021)
Data de lançamento: 12/2021
Gravadora: Secret Service Records
TRACKLIST
01 No One Spoke – Kashimir
02 Revengin -Living Loving Maid
03 Fenrir’s Scar – Black Dog
04 Voccatus – All My Love
05 Sacrificed – Immigrant Song
06 Cross Road – Ramble One
07 Living Shields – The Ocean
08 Corja – Good Times, Bad Times
09 Melyra- Houses of the Holy
10 Bella Utopia – Communication Breakdown
11 Vandroya – The Rover
12 Weedevil – Heartbreaker
13 Innocence Lost – Wholle Lotta Love
14 White Death – For Your Life
15 Sleepwalker Sun – Stairway to Heaven