Resenha: Soulspell – X Years Of Soul (2020)

E a espera acabou! A primeira banda de METAL ÓPERA BRASILEIRA lançou o tão aguardado DVD – X Years Of Soul, que se for traduzir literalmente, 10 anos de alma, sim, de magia, de encanto, nos surpreendendo, 10 anos de SOULSPELL.
O DVD gravado em Lençóis Paulista veio recheado de emoções, um dos motivos? O último registro oficial de André Matos. Mas chegaremos até ele.

“Sobre agora, sobre o bem e o mal, na batalha que um rei encontra um sonho atemporal…” e assim se inicia um show de pura intensidade, quase 2 horas de emoção a flor da pele.

A primeira música “THE LABYRINTH OF TRUTHS”, já nos mostra perfeitamente do que está por vir, com grandes interpretações de Victor Emeka, Raphael Dantas, Pedro Campos, Daniel Guirado, Gui Antonioli ,Talita Quintano e Daysa Munhoz, vemos no palco a nova geração do Heavy Metal brasileiro muito bem representada. Todos com extrema presença de palco.

Embora tenha achado todo o DVD completamente sensacional, não irei falar de todas as faixas, mas garanto que está tudo impecável.

Ao desenrolar do show, temos o encontro de vozes entre Daysa Munhoz e Manu Saggioro na  belíssima canção “Anymore” e foi completamente impossível não ficar boquiaberta com tamanha intensidade na interpretação.

A primeira participação especial veio na música “Dungeons And Dragons” com Fábio Lione onde particularmente achei sua presença apagada, sua voz estava impecável, porém não senti empolgação, esperava algo de mais impacto, talvez seja uma visão equivocada da minha parte, mas achei que faltou algo em relação ao Fábio. O que não posso dizer o mesmo de Daysa e Victor que mais uma vez foram extraordinários. Sem deixar de comentar de Jefferson Albert, que voz incrível.

Quando apresentam a música “Dark Prince´s Dawn”, vemos o encontro de gerações: a experiência surreal de Mario Pastore, Raphael Dantas uma das revelações da banda, Pedro Campos, Daysa Munhoz e Leandro Caçoilo, realmente parece ter um encontro de almas, aliás de vozes.

Quando o DVD chega por volta de 1h35 de duração, se começa um show a parte, a música “The Second Big Bang” que se inicia com Jefferson Albert brilhando nos vocais e recebe ninguém menos que ANDRE MATOS e nesse momento onde já estamos maravilhados com tanta perfeição, onde já estamos emocionados com tudo que foi visto, acaba se intensificando ainda mais. A presença de palco de Andre fala por si só, a maneira com que interage com todos que estão no palco, a maneira como interage com o público acaba ficando impossível de conter as lágrimas. Vemos o quanto fazia seu trabalho por puro amor e nos deixa com muito aperto no coração por ter ido tão cedo.
E tudo fica ainda mais aflorado quando se faz a homenagem a MARIO LINHARES, pois naquele momento vemos o quanto a ida precoce de ambos fará falta. Ali, vemos o quanto ficamos carentes de grandes vocais.

Na música “SOULSPELL” onde também há a participação de Fábio Lione é impossível não pensar em tudo que já passou e aconteceu, pra todo fã de Angra vemos ali, o início da banda e a atual voz, sendo assim não há mais o que falar.

Também não podemos deixar de comentar de Sergio Pusep e Leandro Erba nas guitarras, Daniel Guirado no baixo e também nos vocais, Rodrigo Boechat nos teclados e todos os vocais que participaram desse marco histórico do Heavy Metal Brasileiro.
Impossível deixar de comentar de DAYSA MUNHOZ, a chamo de ESTRELA MAIOR, sua voz está mais do que impecável e sua performance é impactante.
Precisamos agradecer a grande genialidade de HELENO VALE que é baterista da banda e RAQUEL OLIVEIRA, sem eles jamais teríamos algo tão surreal no Brasil.

A PRIMEIRA METAL ÓPERA DO PAÍS foi além da ousadia, do esperado, muito mais do que estávamos imaginando. Foi o encontro de 25 vocalistas, algo jamais visto, de mais de 25 almas e certamente das maiores vozes do METAL BRASILEIRO. A mistura da experiência das primeiras grandes vozes do Metal com a promissora e nova geração.
Temos em mãos algo para se guardar com carinho, para se orgulhar e mostrar aos nossos filhos.
Uma banda como SOULSPELL é atemporal. GRATIDÃO a todos vocês por esse espetáculo.

Soulspell – X Years of Soul
Data de Lançamento: 15 de Fevereiro de 2020

Gravadora: Independente

Tracklist:

01.The Gathering (with the joker)
02.The Labyrinth of Truth
03.The End You’ll Only Know at the End
04.Troy
05.Anymore
06.Espelho Vazio (Ayreon)
07.Dungeons And Dragons
08.Adrift
09.Forest of Incantus
10.Dark Princess Dawn
11.Joker’s Disgrade and Into the Arc of Time
12.Amon’s Fountain
13.Father and Son
14.Horu’s Eye
15.Age of Silence
16.A Little Too Far
17.Eternal Skies
18.Milvian Bridge
19.Time to Set You Free/The Second Big Bang
20.Soulspell
21.A Secret Compartment

Banda:
Daysa Munhoz – Vocal
Talita Quintano – Vocal
Daniel Guirado – Vocal/ Baixo
 Jefferson Albert – Vocal
Pedro Campos – Vocal
Victor Emeka – Vocal
Leandro Erba – Guitarra
Sergio Pusep – Guitarra
Rodrigo Boechat – Teclado
Heleno Vale – Bateria
 
Convidados:
Andre Matos – Vocal
Fábio Lione – Vocal
Raphael Dantas – Vocal
Bruno Maia – Vocal
Iuri Sanson – Vocal
Manu Saggioro – Vocal
Alex Voorhees – Vocal
Dan Rubin – Vocal
Leandro Caçoilo – Vocal
Herbert Baratella – Ator
Dani Nolden – Vocal
Gui Antonioli – Vocal
Mário Pastore – Vocal
Maurício Del Bianco – Vocal
Lucas Martins – Vocal
Encontre sua banda favorita