Evolução é um fator extremamente necessário em nossas vidas, pois nos impede de permanecer estagnados usando/fazendo sempre as mesmas coisas.

E o quinteto holandês Slechtvalk soube muito bem aproveitar as oportunidades que lhes foram oferecidas. Tendo começado em 2000 apenas como um promissor grupo (na verdade, uma one-man-band) de Black Metal bem cru mas que já apostava em melodias. O passar dos anos trouxe a experiência da estrada e de vários shows, além da metamorfose sonora, o que possibilitou o grupo se tornar o que é e nos brindar com um petarde de nome “Where Wandering Shadows And Mists Collide”.

Produzido em sua terra natal, mais precisamente no LSD Studio, “WWSaMC” é sim um álbum de Metal Extremo, mas não significa que é barulho só por barulho com tudo soando bagunçado e desconexo. Diferente de “A Forlorn Throne” (2010), que apesar de ser um excelente álbum teve alguns problemas em sua mixagem (bateria abafada e baixo quase inexistente), a produção aqui é excelente, contando com belos timbres que caíram como uma luva para o que foi proposto.

A sonoridade base é o Black Metal com forte influência do Viking Metal, mas há também a presença do Death Melódico (“We Are”) e Doom Metal (“Wandering Shadows”), fazendo com que os 53 minutos de duração sejam bem agradáveis, deixando o ouvinte engatilhando o botão do repeat.

Quem já tem um conhecimento prévio da banda sabe que seus discos são conceituais e versam sobre batalhas e guerras (algo de leve semelhança com a saga “O Senhor dos Anéis”), mas mesmo assim suas músicas podem ser ouvidas fora da ordem que não perdem o charme.

E destacar as favoritas em um álbum tão bom se torna uma tarefa árdua, mas após diversas audições (sem mentir, foram mais de 30 em menos de uma semana), posso dizer que “We Are”, “March To Ruin”, “Nemesis”, “Rise Or Fall” e “Wandering Shadows” são as mais chamativas, sem desmerecer de forma nenhuma as outras.

Vale também a menção à arte gráfica, onde o grupo renovou a parceria com Raymond Swanland. Esse material ficaria divino em LP.

Para aqueles que desejarem, o álbum está disponível no Spotify, basta clicar no link abaixo e conferir esta obra-prima!

 

Formação:
Shamgar (guitarra e vocal);
Premnath (teclado);
Grimbold (bateria);
Seraph (guitarra);
Dagor (baixo);
Ohtar (vocal).

Faixas:
01 – We Are
02 – Asternas
03 – Betrayed
04 – March to Ruin
05 – Nemesis
06 – Rise or Fall
07 – The Shrouded Grief
08 – Malagh Defiled
09 – Wandering Shadows
10 – Homebound

Encontre sua banda favorita