Resenha: ShadowStrike – Legends of Human Spirit (2019)

Este tem sido indiscutivelmente outro ano repleto de lançamentos, todos os gêneros estão explodindo com novidades e possivelmente a sua mente deve estar borbulhando como a minha se o seu interesse em conferir tudo for grande na mesma medida.
Isso poderia ser uma sobrecarga de muitos trabalhos medianos se considerarmos a maioria deles, mas, você precisa cavar um pouco e algumas pedras realmente preciosas irão brilhar na escuridão, este é o caso do mágico debut álbum “Legends of Human Spirit” dos americanos de Nova Iorque, ShadowStrike.

Lançado de forma independente e com uma belíssima arte para capa e encarte, cortesia de Gary Tonge, “Legends of Human Spirit” foi lançado no dia 12 de julho e impressiona pela qualidade total do álbum, estrutura e composição.
Com mixagem e masterização por Linus Corneliusson e Jens Bogren no Fascination Street Studios, o debut álbum do ShadowStrike foi uma grata surpresa para mim e eu tenho certeza que isso irá te cativar igualmente se o Power Metal estiver no seu radar.

O meu primeiro contato com a banda foi no final de 2014, na época eles acabavam de trazer ao público o EP “Infinite Power” e eu me lembro de pensar “isso parece muito com Dragonforce“, mas embora as muitas comparações os últimos anos parecem ter finalmente funcionado para a própria imagem e sonoridade do ShadowStrike.
Eu obviamente não posso dizer que o que você ouvirá aqui é algo completamente novo e extraordinário, mas eu posso afirmar que “Legends of Human Spirit” é uma jornada épica com valentes duelos de guitarras, atmosferas cintilantes, melodias deliciosas, vocais em profusão, explosões de energia e letras crescentes que são entonadas em uníssono. Existe uma certa magia salpicada em todos os cantos aqui e ali, e você encontrará uma delicada e inteligente rede tecida entre os elementos quase místicos que os teclados de Ryan agregam a faixas como “Heart Yearning For Journey” e “Fly With Me“.

O vocal de Matt Krais se tornou impressionante neste novo esforço, não existe muita dificuldade em atingir notas altas e ele realmente brilha com linhas limpas. Sendo totalmente sincera, “Heart Yearning For Journey” me trouxe aquele saboroso gosto da infância e eu quase pude me ver como assistindo alguma saga televisiva contagiante com todos aqueles efeitos sonoplasticos que prendiam a minha atenção. É uma trilha maravilhosa e cristalina.
Este ano eu falei sobre vários álbuns curiosos, eu me lembro de Qantice e o também épico “The Anastoria” e agora ao olhar para “Legends of Human Spirit” podemos encontrar essas partes faladas em ascensão novamente, eu nunca fui uma apreciadora deste tipo de coisa mas eu amo como finalmente essas bandas conseguem encaixar isso como uma história e não como algo deslocado, “Ascension” funciona exatamente assim e é a porta para “Fly With Me” e suas guitarras apoteóticas e refrões em coro.
Fields of Valour” segue pelo mesmo caminho e o chamado de guerra dá um tom de batalha a história. Aliás, é merecido reconhecer que ShadowStrike sabe exatamente como trabalhar elementos de suspense, enigma e drama em sua musicalidade, “alguém convoque estes rapazes para alguma trilha sonora, por favor“.(risos)
Outros pontos positivos são os backing vocals, breves trechos com tenor e sintetizadores, tudo sabiamente utilizado sem exageros, bem, talvez um pouco, mas estamos falando de poder, certo? Poderosos, certamente eles são!

Alguns momentos que me remetem a Angra e Shaman, e do honroso André Matos, como em “The Fiery Seas And Icy Winds” e “Where Sleeping Gods Await” e a viagem apenas continua por “Forever as One” e “Voice in The Night” com uma banda inteira evoluindo sem parar no faixa-a-faixa. Aliás não existem pausas para respirar, são dez faixas de pura sinergia em combustão e um debut álbum impressionante que para o meu próprio espanto recebe merece a minha nota máxima.
Destaque para “Gales of Winter“.

Nota: 10/10

Track listing
1 – Heart Yearning For Journey
2 – Ascension
3 – Fly With Me
4 – Fields of Valour
5 – The Fiery Seas And Icy Winds
6 – Where Sleeping Gods Await
7 – Forever as One
8 – Voice in The Night
9 – A Dream of Stars
10 – Gales of Winter

Membros da banda
Matt Krais – Vocal e Guitarras
Jon Krais – Baixo
Alex Coughlin – Bateria
Sean Walls – Guitarras
Ryan Patane – Teclados

Facebook Oficial

Encontre sua banda favorita