Resenha: Sepultura – Chaos A.D. (Expanded Edition) (2017)

O Sepultura dispensa apresentações, é o maior nome do Metal nacional no mundo, tem o respeito das bandas consagradas e é influência para a maioria das bandas que surgiram nos últimos 20 anos. Em 1993 a banda lançou um de seus melhores trabalhos, o álbum “Chaos A.D.“, onde a banda mostrou uma evolução impressionante no seu som e experimentou vários elementos que o fizeram ser único.

Agora, em 2017, a banda relançou o álbum em uma versão expandida, com vários bônus, além da versão remasterizada do álbum original, o que, entre nós, não precisava de muitos retoques, pois a produção e mixagem de Andy Wallace são praticamente impecáveis.

Na questão das faixas, o álbum original está completo no primeiro CD, com a diferença quase nula, talvez com 5% de auemtno no volume, além do baixo estando mais claro de se ouvir. O legal é ouvir os clássicos e sentir tanto orgulho da banda, que sem dúvidas estava no seu auge técnico da formação original. “Refuse/Resist” continua empolgante, “Territory” ainda é furiosa e cheia de Grooves, impossível não cantar o seu refrão junto com a voz agressiva de Max Cavalera.

Ouvir novamente “Slave New World” faz lembrar que é uma das faixas mais legais de cantar e tocar. “Amen” é uma baita faixa que muitas vezes é esquecida pelos fãs. Ouça “Kaiwoas” e lembre de sentir uma certa estranheza na primeira audição, mas depois amar a faixa.

Não podemos esquecer de ótimas faixas como “Propaganda“, “Nomad” e “Manifest“, essas duas últimas que foram pouco aproveitadas pela banda ao vivo, mas que tinham uma baita vibe bacana. Aquele cover melódico de “The Hunt” que mostrou um lado inexplorado do Sepa, e fechando com “Clenched Fist“, outra faixa pouco aproveitada, a não ser na turnê do álbum.

O CD dois conta com alguns covers, incluindo “Symptom Of The Universe” do Black Sabbath, “Polícia” do Titãs e “Crucificados Pelo Sistema” do Ratos de Porão, todas lançadas anteriormente em singles e compilações.

As novidades ficam por conta de três demos da época, sendo duas de “Clenched Fist” e uma de “Propaganda“, ambas instrumentais, que viram a luz do dia somente nesta versão.

As últimas nove faixas são parte de um show que a banda fez em Minneapolis, MN, em março de 1994. Esse que já havia sido lançado na compilação “B-Sides” em 1997. Esse show talvez mostre o Sepultura em uma de suas melhores performances ao vivo, a banda estava super entrosada, Max com a voz impecável, Igor destruindo na bateria, Andreas crescendo demais e começando a mostrar o porque é um dos melhores do mundo, e até o Paulo fazia seu trabalho certinho. Sortudo é quem pôde ver a banda tocar naquela época.

Enfim, pra quem já tem o álbum e é fã da banda, essa versão é ótima para se ter na coleção, mesmo não tendo tantas novidades. Sinto que poderiam usar algum outro show da época, que fosse inédito, que provavelmente existe nos arquivos da banda, e até algumas demos além das três que constam no disco. Pra quem está começando a explorar esse território agora, começar por essa versão é perfeito, pois é algo bem completo que mostra a banda em grande forma na sua formação original.

Formação:
Max Cavalera (vocal, guitarras, violão);
Igor Cavalera (bateria, percussão);
Andreas Kisser (guitarras, viola caipira);
Paulo Jr. (baixo, percussão).

Faixas:
CD 1:
01. Refuse/Resist
02. Territory
03. Slave New World
04. Amen
05. Kaiowas
06. Propaganda
07. Biotech Is Godzilla
08. Nomad
09. We Who Are Not as Others
10. Manifest
11. The Hunt (New Model Army cover)
12. Clenched Fist

CD 2:
01. Chaos B.C.
02. Symptom of the Universe (Black Sabbath cover)
03. Inhuman Nature (Final Conflict cover)
04. Polícia (Titãs cover)
05. Crucificados pelo Sistema (Ratos de Porão cover)
06. Clenched Fist (Instrumental Writing Session Ver 1)
07. Propaganda (Instrumental Writing Session)
08. Clenched Fist (Instrumental Writing Session Ver 2)
09. Refuse/Resist (Live In Minneapolis)
10. Slave New World (Live In Minneapolis)
11. Propaganda (Live In Minneapolis)
12. Beneath the Remains/Escape to the Void (Live In Minneapolis)
13. Kaiowas (Live In Minneapolis)
14. Clenched Fist (Live In Minneapolis)
15. Biotech Is Godzilla (Live In Minneapolis)
16. Territory (Live In Minneapolis)
17. Amen/Innerself (Live In Minneapolis)

Encontre sua banda favorita