O Sepultura é uma banda que dispensa apresentações, após os problemas relacionados aos irmãos Cavalera, a banda seguiu em frente com lançamentos medianos, como por exemplo “Against” (1998), “Nation” (2001) e “Roorback” (2003).

Em 2006, a banda lança “Dante XXI”, álbum conceitual baseado na obra “A Divina Comédia” do escritor Dante Alighieri. E finalmente em 2009 o álbum de qual falaremos desta vez, “A-Lex”, baseado na obra “A Laranja Mecânica” de Anthony Burgess.

Vale ressaltar que esse é o primeiro álbum da banda após a saída de Igor Cavalera, e o primeiro com o baterista Jean Dolabella.

sepultura

O título é sem dúvidas um trocadilho com o nome do protagonista da história, Alex, que em Latin significa “Sem Lei”.

O álbum é dividido em quatro capítulos, começando em “A-lex I”, indo até “A-lex IV”, os três primeiros falam da história que foi contada no filme de 1971, adaptado do livro, já o último capítulo relata a parte que não foi contada no filme.

Musicalmente o álbum é bem agradável de se ouvir, a mixagem é muito bem trabalhada, o contraste com os arranjos orquestrais é de altíssima qualidade e liricamente é bem fiel a proposta do conceito. Junto com “Dante XXI”, talvez seja a melhor mixagem desde o “Chaos A.D.”, visto que “Roots” é bem sujo nesse quesito.

As faixas se encaixam perfeitamente, os riffs são muito bem executados por Andreas Kisser, que mais uma vez usa uma afinação bem baixa, o que traz mais peso às músicas. Derrick Green está talvez em sua melhor fase nesse álbum e acho que Jean Dolabella conseguiu se sair bem em sua estreia em estúdio e, desculpem-me os fãs mais puristas, não nos faz sentir falta de Igor.

Os elementos tribais característicos da banda foram mantidos, porém o álbum tem uma pegada muito mais Thrash Metal.

Foto: Silvio Tanaka - http://flickr.com/tanaka

“Maloko Mesto” é uma porrada que abre o disco, seguida pela excelente “Filthy Rot” e do single “We’ve Lost You”. “The Treatment” merece uma atenção a mais do ouvinte e “Sadistic Values”, a mais longa e progressiva do álbum, começa a empolgar bastante depois de seu terceiro minuto. Músicas que não devem nada as fases anteriores da banda.

A faixa “Ludwig Van” é simplesmente a Nona Sinfonia de Beethoven em um contexto Heavy Metal, sensacional e imperdível. Metal e música clássica são feitos um para o outro.

Um ponto que pode ser considerado negativo, é o tempo e estrutura das músicas, a metade delas tem menos de três minutos e algumas não contém refrão, o que dá uma sensação de que não foram acabadas, mas isso de maneira alguma tira sua qualidade.

“A-Lex” sem dúvida alguma é um dos melhores álbuns da nova fase e merece muito respeito dos fãs do Sepultura, não pode passar despercebido na discografia da banda, contém músicas grandiosas que no futuro podem até se tornarem clássicos. Mesmo hoje, 7 anos depois de seu lançamento ainda encanta e é indispensável na playlist de qualquer fã de boa música.

Sepultura – A-Lex (2009)

01. A-Lex I
02. Moloko Mesto
03. Filthy Rot
04. We’ve Lost You
05. What I do!
06. A-Lex II
07. The Treatment
08. Metamorphosis
09. Sadistic Values
10. Forceful Behavior
11. Conform
12. A-Lex III
13. The Experiment
14. Strike
15. Enough Said
16. Ludwig Van
17. A-Lex IV
18. Paradox

Video oficial de “We’ve Lost You”:

Álbum completo: