Existem certas coisas na vida que costumamos dizer que mesmo com o passar dos anos e uma certa falta de prática por não se executar determinada tarefa por um longo período, é como andar de bicicleta, ou seja em algum canto da memória somos lembrados de que podemos fazer bem algo que não fazíamos há muito tempo. Pois bem, ao ouvir o mais novo álbum da veterana banda alemã Scorpions, com seus mais de 50 anos de estrada, Rock Believer, lançado hoje, temos a nítida impressão de que fazer um grande álbum estava lá em seu subconsciente. A fórmula que consagrou a banda, sobretudo entre o final dos anos 70 e a primeira metade dos anos 80, e que fora deixada de lado nos últimos anos, foi finalmente encontrada e a receita foi posta novamente no forno. O resultado? Bem, pelos singles que já haviam sido lançados, a empolgação dos fãs era mais que justificável. Eu sempre fui uma grande admiradora dos Scorpions, mas por causa dos recentes trabalhos lançados pela banda, fiquei com meus pés atrás, mas sem julgar antes de ouvir. Fiz bem? Ah, e como fiz e se você teve o mesmo pensamento que eu, então vai me entender.

Um fato recente e relevante, que pode estar ligado ao resultado do que foi entregue em Rock Believer, é a chegada do baterista Mikkey Dee (Motörhead). Claro, que ele já vinha se apresentando com a banda nos palcos, mas para executar o que já tinha sido lançado. Rock Believer, portanto é seu batismo na história do Scorpions e pra mim contribuiu para que o novo álbum fosse como foi entregue, ou seja rápido, enérgico, potente. Tudo o que o fã da banda queria num disco dos Scorpions está aqui, riffs matadores, solos inspirados, a clássica voz de Klaus Meine, bem mais recuperada, cozinha coesa e pesada. Por falar em “pesada”, aí está a grande diferença entre Rock Believer e os lançamentos mais recentes. Se bem que são quase 7 anos desde Return to Forever (2015). Dizemos isso porque os últimos álbuns de estúdio da banda não tiveram o peso que seus fãs sempre amaram e até as baladas não empolgaram como antes. Agora, tudo soa diferente. A banda quando anunciou que gravaria um novo álbum, disse que este seria uma volta às origens, às suas raízes ficadas no rock and roll, no hard rock e no metal clássico.

Scorpions, a partir da esquerda: Matthias Jabs, Mikkey Dee, Klaus Meine, Pawel Maciwoda e Rudolf Schenker

O 19º álbum de estúdio do Scorpions, entregue hoje aos fãs, mostra que a banda realmente cumpriu a promessa, em doses cavalares. A versão normal chega com 11 canções, mas uma versão deluxe, que é a que mostramos abaixo, vem com um super bônus, uma forma de presentear os fãs, que sempre acreditaram na banda. São mais 4 canções inéditas e uma linda versão acústica de “When You Know (Where You Come From)”, a faixa que encerra o álbum principal. Bem, podemos dividir Rock Believer em 3 partes, por assim dizer. A primeira e maior delas são as canções pesadas e enérgicas, como “Gas in the Tank”, que abre o disco, “Shining Of Your Soul”, a pesadíssima “Seventh Sun” e “peacemaker”, só pra citar algumas. A segunda são mais cadenciadas como “Rock Believer”, a faixa título, “Call Of The Wild”, “Crossing Borders”, já no CD bônus e como não se pode deixar de lado uma bela de uma balada, “When You Know (Where You Come From)” é a cereja do bolo, que inclusive nesta mesma data ganhou seu clipe oficial, que você assiste mais abaixo. Por fim, temos as canções mais rápidas, que até fogem um pouco das características da banda e é aqui que provavelmente o senhor Mikkey Dee tem sua maior influência, embora ele não tenha assinado nenhuma composição, como em “When I Lay My Bones To Rest”, “Roots In My Boots” e “When Tomorrow Comes”. Como se diz, tem pra todos os gostos, basta dar o play e curtir, porque se os Scorpions prometeram nos entregar um grande álbum, cumpriram a promessa, afinal é como andar de bicicleta, quem sabe não esquece, está no DNA. Portanto caros leitores e leitoras, apertem o play abaixo e tirem as suas próprias conclusões:

Scorpions – Rock Believer
Data de Lançamento: 25/02/2022
Gravadora: Vertigo Berlin

Tracklist:
CD 1
1. Gas In The Tank (03:40)
2. Roots In My Boots (03:17)
3. Knock ‘em Dead (04:11)
4. Rock Believer (03:57)
5. Shining Of Your Soul (03:57)
6. Seventh Sun (05:30)
7. Hot And Cold (04:12)
8. When I Lay My Bones To Rest (03:07)
9. Peacemaker (02:56)
10. Call Of The Wild (05:20)
11. When You Know (Where You Come From) (04:22)

CD 2
1. Shoot For Your Heart (04:01)
2. When Tomorrow Comes (03:47)
3. Unleash The Beast (04:17)
4. Crossing Borders (03:38)
5. When You Know (Where You Come From) – Acoustic Version (03:44)

Formação:
Klaus Meine (vocais)
Rudolf Schenker (guitarra rítmica)
Matthias Jabs (guitarra solo)
Pawel Maciwoda (baixo)
Mikkey Dee (bateria)

Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
*Disponível apenas para Android

Encontre sua banda favorita