Resenha: Savatage – Hall of the Mountain King (1987)

“Hall of the Mountain King” é um dos melhores e mais importantes albuns da carreira do Savatage. Não bastando isso, é também um dos mais insanos álbuns já feitos nesta terra sob o manto do Heavy Metal.

A sensação de adrenalina, fúria e loucura que o álbum transmite é resultado fiel à sincronia e criatividade de longa data dos irmãos Oliva e dos exímios músicos que os acompanham.

Neste 5° álbum de sua carreira, o conjunto americano demonstra importante experiência para definir o resultado final suas composições, que seguem a linha de seus dois primeiros álbuns. Evolução essa que é nítida quando comparada a sobriedade das músicas, que são mais claras, objetivas e melhor produzidas. Isso fez do álbum bem mais efetivo sonora e comercialmente.

Os impactantes andamentos, a mescla dos solos frenéticos e melódicos, os refrãos bem energizados e a raiva dos vocais maximizaram aqui o que Savatage já sabia fazer bem. A efetiva capacidade de canalizar o estilo progressivo da banda ao estilo de cada música tornou este álbum uma verdadeira sequência matadora.

Com suas guitarras sempre criativas, Criss Oliva parece estar ligado no 220 e rege o concerto de loucura com inúmeros solos e riffs matadores. As diversas linhas de base, ao se reparar, são quase “gêmeas” com as linhas perfeitamente encaixadas de bateria de Steve Wacholz. A presença marcante do baixo de Johnny L. Middleton precisa ainda mais o som. E mesmo com toda essa genialidade do conjunto, Jon Oliva ainda consegue roubar a cena com seus vocais agudos rasgados, atingindo notas inumanas e dando vida definitiva à toda a loucura do álbum.

Recomendo a reprodução em ordem, mas se quer ir direto em alguma faixa específica, “24 hours ago”, “Beyond the Doors of the Dark” e “Hall of the Mountain King” são arrebatadoras. Se quer algo mais rápido, opte por “White Witch”, ou se busca uma balada à lá King DiamondIron MaidenHelloween ou Queensrÿche, fique com “Strange Wings”.

Com certeza você vai se interessar por esta obra. Então aproveite para conhecer mais de Savatage e ainda os diversos “side projects” como Trans-Siberian OrchestraZak Stevens Circle II CircleDoctor ButcherJon Oliva’s Pain e Chris Caffery.


01. 24 Hours Ago
02. Beyond the Doors of the Dark
03. Legions
04. Strange Wings (featuring Ray Gillen)
05. Prelude to Madness (Instrumental)
06. Hall of the Mountain King
07. The Price You Pay
08. White Witch
09. Last Dawn (Instrumental)
10. Devastation