Desde 2007 com o lançamento de seu nono álbum, “Theogonia”, o Rotting Christ passou a incluir em sua música elementos folk que abriram uma nova dimensão à criatividade da banda. Agora o grupo liderado pelos irmãos Sakis (guitarra, vocal) e Themis Tolis (bateria), expande mais seus conhecimentos sobre misticismo e convida o ouvinte a conhecer “rituais” antigos de diversas civilizações.
O álbum começa com a introdução tribal de “In Nomine Dei Nostri” com participação de Magus (Necromantia) nos vocais –, o arranjo tribal também pode ser conferido em “Ἄπαγε Σατανά (Apage Satana)”.
O peso e projeção gutural de músicas como “זה נגמר (Ze Nigmar)”, satisfaz a expectativa de quem esperava ouvir um Rotting Christ com suas principais linhas extremas resgatadas.
Neste novo lançamento, George Emmanuel (guitarra e backing vocal), participou tocando apenas no solo de “Elthe Kyrie” fazendo belíssima execução e é nessa canção inspirada na Tragédia Grega de Eurípedes, que a voz da atriz helênica Danai Katsameni se exclama em versos desesperadores.
O baixista Van Ace atuou no álbum como backing vocal, sendo que as quatro cordas foram gravadas pelo próprio Sakis Tolis.
“Konx Om Pax”, assim como em quase todas as faixas, nos remete a um clima épico pelas bases puxadas e atmosfera pagã.
O álbum é repleto de outras colaborações que ajudam a entender melhor a ideia do “antigo” como os músicos querem repassar.
Michael “Vorph” Locher (Samael) em “Les Litanies De Satan (Les Fleurs Du Mal)” do poeta Charles Baudelaire, contribui com sua voz em uma belíssima interpretação em francês –, também há a participação de Nick Holmes (Paradise Lost, Bloodbath) recitando uma fala em “For A Voice Like Thunder” e Kathir Aryaputra (Rudra) na expressiva “Devadevam”. Dentre outros convidados, confere-se as orquestrações de Nikola Nikita Jeremić (Mortal Kombat).
A obra ainda conta com versões covers para “Tou Thanatou” (Nikos Xylouris) e “The Four Horsemen” (Aphrodite’s Child) que são populares na Grécia.
Rotting Christ mais uma vez impressiona pela a evolução de suas abordagens, mas claro, conservando um pouco suas linhas góticas, porém, dessa vez investindo muito no peso.
“Rituals” fecha uma “tetralogia” que transitou pelos álbuns “Theogonia” (2007), “Aealo” (2010) e “ΚΑΤΆ ΤΟΝ ΔΑΊΜΟΝΑ ΕΑΥΤΟΎ” (2013) com o mais profundo significado do ocultismo. Aguardemos o que vem depois.
Lançamento: Season Of Mist
Faixas:
In Nomine Dei Nostri
Ze Nigmar
Elthe Kyrie
Les Litanies De Satan (Les Fleurs Du Mal)
Apage Satana
Tou Thanatou
For A Voice Like Thunder
Konx Om Pax
Devadevam
The Four Horsemen