O Heavy Metal Tradicional está mais vivo do que nunca! A quantidade de lançamentos recentes, dentro do estilo, tem demonstrado o quanto ainda há para ser explorado desde que talento, criatividade e boas ideias estejam na equação!

O Brasil tem uma tradição nessa linha. Não é, portanto, nenhuma surpresa que tenha surgido, em nosso território, uma grata revelação com o álbum de estreia da banda RF Force. Revelação em termos, pois os integrantes da RF Force são músicos experientes, com passagens por outros projetos, e que aqui estão juntando forças ao idealizador Rodrigo Flausino, guitarrista que dispensa apresentações, sendo conhecido, por muitos, pelo seu canal no YouTube, onde fala sobre técnicas no instrumento e sobre composição.

O álbum tem dez composições originais e todas niveladas por cima. Você vai avançando na audição, passando uma por uma e não encontra elos fracos na corrente que as une. Não há nenhuma música que pareça estar aquém das demais. Logo de cara, a faixa que teve a honra de ser escolhida como o primeiro single, “Fallen Angel”, com uma forte influência de Dio, inclusive em alguns timbres utilizados pelo vocalista Marcelo Saracino.

Mas tanto os vocais quanto as partes instrumentais são detentores de muita personalidade, valorizando suas referências sem permanecer preso a estas. Isso já fica evidente quando a próxima música, “Old School Metal”, aponta para outras direções, assim como o ataque mais acelerado que marca a condução de “Flying Dogs”, que faz alguns acenos para o Iron Maiden.

“The Beast and the Hunter” segue aquela linha de peso midtempo que nos permite apreciar melhor as variações na condução precisa do baixista Ricardo Flausino e do baterista Lucas Emidio. Ambos demonstram bastante criatividade e versatilidade, partindo para o ataque speed na próxima faixa, “Creeps of the World”. Ecos fortes de Judas Priest, Satan e Picture que se estendem para a perfeição de “In The Heart and Mind”, com as guitarras de Daniel Iasbeck e de Rodrigo Flausino tecendo uma parceria siamesa que alterna bases e solos por todo o álbum.

Em “Fighter” e “Will You Remember” há uma falsa impressão de calmaria, pois, embora as músicas tenham levadas por vezes mais apoiadas na melodia que as demais, suas execuções são feitas com tanta intensidade que faz com que, ao final, não pareça haver qualquer diferenciação entre elas e o contexto que permeia o restante do repertório. Aliás, talvez esteja em “Will You Remember” o defeito no disco. Quando a faixa inicia um fade out, rumo ao seu final, eu pensei “Já?”. Juro que me espantei quando verifiquei que ela possuía 4 minutos de duração. Se tivesse sido questionado antes de olhar, teria chutado que a música teria, no máximo, apenas um minuto e meio! Ela é tão cativante que passa sem que você perceba e lhe deixa desejando que fosse mais prolongada!

O álbum prossegue e a presença soberana de Ronnie James Dio norteia os passos da RF Force em “Beyond Life and Death”. O som virtuoso de guitarra, que abriu a primeira faixa, retorna para dar o start em “M.O.A.B.”, a última, que encerra o disco com aquele clima de final de show e com a mesma impressão de aparentar ser mais curta do que realmente é.

Esse é o melhor saldo que posso imaginar, dentro de uma época em que tantos mal conseguem focar a atenção em uma música inteira: você concluir a audição de um disco querendo ainda mais… Mas esse era o padrão quando o Metal Tradicional estava em seu auge. Os discos terminavam e voltávamos para reescutar tudo desde o início. E outra vez. E outra, indefinidamente. A RF Force resgatou, com modernidade, essa velha e agradável sensação! O ano mal começou e já podemos vislumbrar aqueles que deverão ter lugares reservados entre os melhores lançamentos!

RF Force
Selo: Classic Metal

Tracklist:
01 Fallen Angel
02 Old School Metal
03 Flying Dogs
04 The Beast and The Hunter
05 Creeps Of The World
06 In The Heart And Mind
07 Fighter
08 Will You Remember?
09 Beyond Life And Death
10 M.O.A.B.

Line-up:
Rodrigo Flausino – guitarra
Marcelo Saracino – vocal
Daniel Iasbeck – guitarra
Ricardo Flausino – baixo
Lucas Emidio – bateria

Encontre sua banda favorita