Não há nada que me satisfaça mais do que quando uma banda consegue me surpreender sonoramente de forma positiva. E tenham certeza que uma dessas bandas a conseguir me deixar essa sensação é o grupo carioca Quintessente, em seu mais recente disco intitulado “Songs From Celestial Spheres”, lançado em 2017.

Normalmente as bandas que costumam juntar death metal com o doom metal tendem muitas vezes a ser repetitivos e cansativos em seu som, repetindo sempre aquilo que chamo do “mais do mesmo” que todos já ouviram infinitas vezes em diversas bandas. Mas esse não foi o caso do Quintessente.

Se você me pedir para encaixar a banda em uma vertente do metal, eu diria que eles são um grupo de death metal melódico puxado um pouco para o lado “doom”, pois a atmosfera sombria é uma característica bastante presente em toda a obra.

E essa junção foi feita de forma “maestral” pela banda, tendo também bastante versatilidade entre uma música e outra, tanto nos guturais, onde em algumas os mesmo são mais rasgados, e em outros mais graves (lembrando bastante o Amon Amarth), quanto também no fato de apresentar vocais limpos femininos em músicas como “A Sort of Reverie” e “Reflections of Reason”.

Outra faixa que dá pra destacar para comprovar a versatilidade do grupo é a “Essente”, a qual podemos dizer que seria a “balada” do álbum. Isso sem falar também de toda intensidade que é dada na faixa “L’Eternità Offerto”.

No mais, o “Songs From Celestial Spheres” é uma ótima pedida para aqueles que procuram um som mais diferenciado e versátil, e claro, com todo o peso que o estilo do death metal exige.

Formação:
André Carvalho – vocal
Cristina Muller – teclado, vocal
Cristiano Dias – guitarra
Mark Souza – bateria

Faixas:
01. The Belief of the Mind Slaves
02. Delirium
03. A Sort of Reverie
04. My Last Oath
05. Essente
06. Eyes of Forgiveness
07. L’Eternità Offerto
08. Unleash Them
09. Reflections of Reason
10. Matronae Gaia (Chapter II)

Encontre sua banda favorita