Formado no final de 2019, o grupo recifense Platônica surgiu com o intuito de ser aquilo que chamamos de “banda da noite”, popularmente conhecido também como “banda cover”. E após realizar alguns shows nesse esquema, os mesmos decidiram investir também no repertório autoral, aproveitando também a brecha dada pela impossibilidade de realizar apresentações por conta da pandemia.
Sendo assim, no último dia 06 de maio, a Platônica lançou o seu primeiro EP homônimo, contando com quatro músicas inéditas, onde nelas o grupo apresenta uma sonoridade mais próxima do Pop Rock que se ouve nas bandas que fizeram sucesso no início dos anos 2000, com bastante influência em nomes como Pitty, Charlie Brown Jr., Fresno, e outros.
O trabalho é aberto com a faixa “Amanheceu”, que começa com um pouco de intensidade, tendo ao longo da execução mesclado momentos mais agitados e outros mais calmos,
Em seguida vem “Simulação”, que segue mais ou menos a mesma pegada da antecessora, com uma letra que certamente deve fazer referência ao momento atual que passamos, principalmente quando fala “não sei mais sorrir sem uma máscara”.
Em “Ver o Céu Cair” já temos uma música mais sentimental, sendo o tipo de canção capaz de te derrubar em um momento em que você estar na “bad”, e certamente com um forte teor reflexivo.
O trabalho se encerra com “Convite”, que me lembrou um pouco algo que a cantora Marjorie Estiano faria, também tendo um teor mais reflexivo, mas sem ser mais “para baixo” com a sua antecessora.
Na parte técnica, a Platônica não deixou nada a dever, fazendo uma produção digna de banda grande, ainda mais se tratando do fato que a banda tem apenas um pouco mais de um ano de existência.
E por falar em produção, eles se destacam isso não apenas no EP, mas também nas questões além da música, tendo inclusive o próprio website bem organizado, estando passos a frente de muitas bandas por aí que já possuem anos de estrada.
Bom, passando um pouco a nostalgia de um “revival” do Pop Rock dos anos 2000, a Platônica conseguiu encantar muito bens os ouvintes no seu primeiro trabalho, precisando apenas de 4 músicas para isso.
Nota: 10

Platônica – Platônica
Data de lançamento: 06 de maio de 2021
Gravadora: Independente
Tracklist
01 Amanheceu
02 Simulação
03 Ver o Céu Cair
04 Convite
Formação
Ingrid Torga – vocal
Rafael Medeiros – guitarra
Vitor Villas – baixo
Daniel Coala – bateria