A música é uma arte em constante evolução e está sempre em processo de metamorfose. Exemplo: não durou cinco anos desde o surgimento do Punk Rock na metade dos anos 70 para que o estilo se transformasse e agregasse para si novos elementos sonoros e climáticos. Graças ao Joy Division, que deu sua interpretação para o Punk Rock com acréscimo de teclados e moldagem de atmosferas introspectivas e por vezes depressivas, surgia o Pós-Punk, ou Post Punk, como queiram. Novamente, durante o começo dos anos 80, o estilo pioneirizado pelo Joy Division entrou em processo de metástase dando origem a outros estilos como o Rock Gótico, cuja cartilha são os primeiros trabalhos de The Cure, Bauhaus e Siouxsie And The Banshees. Em termos de Brasil, temos aqui alguns alunos que estudaram por esta cartilha, sendo o mais aplicado deles a banda cearense Plastique Noir.

Fundada em 2005, o grupo formado por Airton S. (vocais, programação), Danyel Noir (guitarras, Facada) e Deivyson Teixeira (contrabaixo) chegou em 2015 lançando seu terceiro trabalho de estúdio, 24 Hours Awake, pela gravadora Wave Records. O som do grupo não traz nada de inovador dentro do estilo, já que, como foi enxertado neste texto, a banda segue a cartilha do Pós-Punk/Rock Gótico, cujas composições tem a intenção de criar climas soturnos e negros com o auxílio de efeitos como reverb na guitarra a solar quase que o tempo todo e o contrabaixo em posição de protagonista junto a guitarra. Por vezes, o baixo assume a frente da música enquanto a guitarra fica na base. Por outro lado, o Plastique Noir impõe uma identidade absurda em sua música; com efeito, mesmo que o ouvinte identifique as influências de Joy Division e Bauhaus, sabe que tal composição tem a cara do Plastique Noir.

Deivyson Teixeira, Danyel Noir e Airton S.

Em 24 Hours Awake, a banda resolveu inovar um pouco no direcionamento de algumas músicas, fazendo-as mais rápidas, frenéticas e até mesmo dançantes, diferentemente do álbum anterior, Affects (2011, Wave Records), que priorizou músicas mais lentas. O Plastique Noir apresenta versatilidade neste álbum, pois em suas 16 músicas (pode parecer muito, mas o tempo normal de pouco mais de 50 minutos foi obedecido) o grupo varia andamentos e climas diversas vezes. Apesar de apresentarem baladas movidas a violão como Dystopian Song e Chariots, os grandes destaques são mesmo as músicas rápidas e negras como a faixa-título, Rock n’ Roll Is Over (que música!), Tyranossaur e Tom Brasil, está última com a participação de Karolina Escarlatina, vocalista do duo gótico mineiro Escarlatina Obsessiva. Nestas composições o timbre do contrabaixo carrega as músicas com seu timbre úmido e terrorista, que, aliados à guitarra cheia de reverb de Danyel (guitarrista da banda local de Grindcore Facada), transportam o ouvinte para dentro de uma caverna mental, isolado, apreensivo e melancólico. Sem contar a interpretação vocal de Airton S., que se mostra aqui um exímio aluno de Peter Murphy (Bauhaus).

Outros destaques ficam por conta de Losing Halo (refrão grudento!), Secret Admirer (com uma forte veia The Cure), Dead Boys (calma e triste) e Vesper, a primeira composição do Plastique Noir em português, conduzida por uma levada de contrabaixo típica de Peter Hook (ex-Joy Division, New Order). Mesmo que este redator não cite todas as músicas, 24 Hours Awake é um álbum que deve ser ouvido do começo ao fim; aqui não existe buracos ou trechos descartáveis. Tudo aqui foi bem composto e planejado com o fim de se atingir o ápice de uma música que toque os sentimentos mais profundos do ouvinte. Por incrível que pareça, a banda não sente falta de uma bateria acústica. A programação de bateria feita pelo próprio Airton S. ajuda a moldar a atmosfera das composições graças à sua abordagem minimalista.

24 Hours Awake foi gravado no estúdio 746 sob a produção de Jorge Albuquerque e da própria banda. Tudo é muito nítido aos ouvidos, mesmo que a sujeira e lama que o estilo necessita estejam bem assentadas. Na Terra Onde O Sol Reina, mesmo que a banda seja conhecida no cenário Rock da região e também uma das maiores referências do estilo no país, tendo inclusive reconhecimento no exterior, o Plastique Noir habita nos porões do underground, onde sua música negra e melancólica é melhor sentida e absorvida. Vale a pena se deixar entregar a esta atmosfera. Se for para sentir todo esse reverb e vislumbrar o negrume sonoro permitido pelo Plastique Noir, vale a pena ficar acordado 24 horas por dia, ou mais.

24 Hours Awake – Plastique Noir (Wave Records, 2015)

Tracklist:
01. My Drifitng Flight
02. 24 Hours Awake
03. Losing Halo
04. Negatives
05. Dystopian Song
06. Secret Admirer
07. Dead Boys
08. Rock n’ Roll Is Over
09. Tom Brazil
10. The Fallin Queens District
11. Point Break
12. Chariots
13. Tyrannosaur
14. Gall Bladder (Rancor)
15. Vesper
16. Omnia

Line-up:
Airton S. – vocais, programação
Danyel Noir – guitarras
Deivyson Teixeira – contrabaixo

Participação:
Karolina Escarlatina- vocais em Tom Brazil

 

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