Se eu pudesse definir a proposta musical da Older Jack em uma palavra certamente seria OUSADIA. Afinal de contas, não é comum encontrarmos bandas que decidem escrever suas letras em um idioma que não seja o inglês. E no caso desses catarinenses da bela cidade de Pomerode, até por conta da descendência dos músicos, a língua escolhida foi o alemão. E diga-se de passagem, o resultado final ficou excelente.
A banda existe desde 2004, inicialmente com uma proposta de tocar covers de grandes nomes do Heavy Metal, tais como Judas Priest, Accept ou Black Sabbath. Com o passar dos anos e várias mudanças de formação, a Older Jack chega à uma formação estável contando com Carlos Kiltze nos vocais, Deivid Wachholz e Herman Wammser nas guitarras, o baixista Cesar Rahn e o baterista Bruno Maas. E com o time definido, começam as composições para um trabalho autoral, até que em 2016, é lançado o debut “Metal Über Alles”.
Começo destacando a bela capa do CD, que prima por um conceito bem básico, e sem exageros. Letras e informações sobre a banda e o trabalho também estão presentes no encarte. A produção é bem acima da média, ainda mais se considerarmos um trabalho de estréia. Musicalmente dá para perceber que a Older Jack depositou grandes influências nas suas composições, mas sem parecer cópias descaradas das mesmas.
O que temos aqui é o bom, velho e simples Heavy Metal, executado de maneira honesta e sem firulas. Em pouco mais de 44 minutos as oito músicas devem agradar em cheio os amantes do Metal do inicio dos anos 80. O trabalho coeso de baixo e bateria traz uma condução rítmica e pesada, casando de forma precisa com riffs de guitarra simples e melódicos. Já o vocalista Carlos Kiltzke traz um timbre vocal que combinou bastante com a sonoridade da banda, lembrando em diversos momentos o lendário Chris Boltendahl do Grave Digger.
Por ser um trabalho bastante homogêneo, fica difícil citar individualmente alguma ou algumas músicas como destaques supremos. Mas confesso que “In Namen Das Geldes”, com sua condução no melhor estilo Motorhead e um refrão bastante grudento ganhou meu voto de melhor música do álbum. Também acho válido aqui citar o único pecado do trabalho. “Luft”. Essa composição acústica de quase dois minutos funcionaria melhor se fosse parte introdutória de outra música, e não de maneira isolada.
E no final das contas, afirmo sem nenhum medo que “Metal Über Alles” é item obrigatório para qualquer fã de Heavy Metal. Sejam pelos motivos já acima citados, duvido qualquer fã não “bater cabeça” com “Macumba” ou “Das Ende”. Não acreditam? Adquiram esse trabalho da Older Jack e digam se não tenho razão.
Formação:
Carlos Kiltzke (vocais)
Hermann Wamser (guitarra)
Deived Wachholz (guitarra)
César Rahn (baixo)
Bruno Maas (bateria)
Faixas:
01. Öl Und Blut
02. Metal Über Alles
03. Fosa
04. In Namen Das Geldes
05. Luft
06. Macumba
07. Wahnsinn
08. Das Ende
Contatos:
Facebook
olderjackband@gmail.com