No dia 1º de novembro, a banda Noturnall iniciou em Belo Horizonte (MG) a aguardada “Redemption” Tour” que tem a participação do lendário baterista Mike Portnoy, ex-Dream Theater que retorna ao Brasil. Também sobe ao palco junto com o grupo Edu Falaschi, renomado vocalista brasileiro, com passagens pelo Angra e Almah.
Os fãs mineiros puderam presenciar um dos integrantes clássicos do Dream Theater levando ao vivo sucessos da banda, além de outros projetos na carreira, como Adrenaline Mob. Também foram apresentadas músicas do novo álbum do Noturnall, “Cosmic Redemption”.
O Roadie Metal esteve presente no show de abertura da turnê, que foi uma noite especial para os apreciadores de um bom prog metal. Antes da atração principal, o palco do Mister Rock recebeu três bandas que fazem música com muitos elementos do prog metal e que casaram perfeitamente com a proposta do evento: Perfect Element, Vienna e VersOver.
VersOver
Iniciando as atividades, o VesOver, banda criada em 1997 em São Paulo, formado por Rodrigo Carmo (vocal), Gustavo Carmo (guitarra), Leandro Moreira (baixo) e Maurício Magaldi (bateria), subiu ao palco e realizou uma eficiente apresentação. Com um prog metal de qualidade, a sonoridade do show misturou Heavy, Power, Clássico e Progressivo, que mostram que os integrantes do VersOver reúnem elementos suficientes para uma colagem com a coesão presente.
O público aprovou a performance do grupo e mesmo em menor número, interagiu com intensidade. Ao longo do show, o setlist do grupo “Hell’s Inc.”, percorreu toda a discografia.
Vienna
A segunda banda a subir no palco foi a mineira Vienna, de prog/power metal. Liderada por Alessandra Nunes nos vocals e com Marlon Martins no baixo, Misael Avelar nas guitarras e Manfredo Savassi na bateria, o grupo foi formado em meados de 2000 na capital mineira.
A sonoridade do grupo chama a atenção pela mistura bem executada do peso do prog com a melodia do power. E destaco os vocais de Alessandra, que realiza com maestria a leveza de vocais límpidos e agudos, e de repente lança um gutural pesado, pra surpresa e deleite do público.
Perfect Element
Mais uma ótima banda para os fãs de prog metal. Considerada a nova aposta do metal mineiro, a Perfect Element ttem pouco tempo de atividade, mas conta com um grande time, com Leonardo Rizzi (vocais e guitarra), Fil Ferrer (guitarra e vocais), Alan Curátola (baixo e vocais) e Flávio Batata (bateria e vocais), músicos bastante ativos na cena de Belo Horizonte.
As músicas do álbum de estreia do grupo, previsto para 2020, foram apresentadas em primeira mão para o público no Mister Rock. E a banda mostrou a que veio. Criatividade, técnica e precisão estão na sonoridade da Perfect Element, que sem dúvida já ganhou o público, que deu uma boa resposta com muitos aplausos e interação.
Noturnall + Mike Portnoy + Edu Falaschi
E a headliner Noturnall subiu ao palco do Mister Rock após a meia-noite. Animado, o líder Thiago Bianchi mostrou o seu potente vocal e não escondeu a empolgação de iniciar a nova turnê. Junto com o guitarrista Mike Orlando, o baixista Saulo Castilho e o baterista Henriqu Pucci, o grupo fez um inspirado e animado show.
“Nocturnall Human Side” iniciou as atividades, levantando o público. O show seguiu com outros sucessos de todas as fases da banda, que atualmente conta com apenas Thiago Bianchi como membro original. ” “Wake Up” e ” No Turn At All” deram continuidade a fase antiga do Noturnall.
Com letra que mescla português com inglês, “Fight the System” empolgou o público. Além desses, músicas do próximo álbum do Noturnall também foram apresentadas, como “Cosmic Redemption”.
Pausa para a nostalgia e homenagens. Edu Falaschi sobe ao palco, para a alegria de fãs de Angra. Após cantar Nova Era, Rebirth e Pegasus Fantasy, o vocalista se une com Bianchi e juntos executam “Carry On”, em homenagem a Andre Matos.
Simbolicamente, ambos os vocalistas que o substituíram em vida se reuniram para continuar o legado do maestro, depois de sua morte. Uma linda e emocionante homenagem.
Após a homenagem, chega o aguardado momento da noite. A bateria de Mike Portnoy é revelada e eis que ele surge e logo começa sua maestria. Ver Portnoy ao vivo é uma verdadeira aula de música.
E claro que clássicos do Dream Theater não poderiam faltar. “As I Am”, com direito a Edu Falaschi no vocal, e “Under The Glass Moon” estavam entre as músicas escolhidas. Fãs de diversas gerações que estavam no Mister Rock se emocionaram em ver um integrante da formação clássica ali, tocando músicas que marcaram vidas.
Mas nem só de Dream Theater vive Mike Portnoy e outra fase de sua carreira foi relembrada. Marcando o reencontro dele com Mike Orlando, hora de Adrenaline Mob rolar. Bianchi assumiu os vocais e o peso de ” Hit the Wall” invadiu o ambiente e headbangers foram ao delírio.
Orlando assumiu os vocais e “Indifferent” foi perfeitamente executada. Melodia e peso perfeitos presentes no álbum “Ormetá” do AM. Em seguida, emendaram “Undaunted”, outro clássico que o público cantou em coro.
O público foi brindado com ” Scream! For! Me!”, faixa do Noturnall que tem participação de Mike Portnoy. O show seguiu com direito a cover de Pantera, “Cownboys From Hell”.
E a banda seguiu finalizando com a clássica “Take The Time”, presente no “Images And Words” do Dream Theater (na minha opinião o melhor álbum disparado). E assim encerrou o show do Noturnall com a participação de Mike Portnoy em BH. Iniciando com grande estilo essa turnê, que percorre mais nove cidades brasileiras.
Ao leitor que tiver a oportunidade, digo que é um show que vale a pena conferir. Divertido, energético, pesado e que une elementos que todo fã de metal curte. Com grandes nomes do metal nacional e a presença de uma lenda do metal mundial. Um ótimo momento para se prestigiar.
Veja mais imagens do show:
Setlist
Nocturnal Human Side
Wake Up
No Turn At All
Fight the System
Moving On
Shadows
Cosmic Redemption
Nova Era
Rebirth
Pegasus Fantasy
Carry On
As I Am
Under a Glass Moon
Hit the Wall
Indifferent
Undaunted
Scream for Me!
Cowboys From Hell
Take the Time