Resenha: Nightwish – Human. :||: Nature. (2020)

Sem dúvida alguma, o Nightwish ajudou popularizar o Metal Sinfônico no início dos anos 2000, a banda acendeu a chama e voltou os olhos do mundo para o estilo. Um som altamente influenciado pelo Power Metal e com uma pegada melódica que dá aquele tempero mágico às composições.

Aqui, não abordaremos os problemas de vocalistas ou outros assuntos, somente o novo álbum, “Human. :||: Nature.“, que chega dia 10 de Abril via Nuclear Blast/Shinigami Records. Divido em duas partes, o Play tem o título explicativo, com a primeira parte falando sobre a humanidade, e a segunda sobre a natureza.

Na primeira parte, nove faixas, com a pegada do Nightwish, ás vezes mais melódica e poucas vezes mais pesada. O que se nota são faixas com estruturas muito bem construídas, sempre criando melodias que vão crescendo até chegar ao climax do refrão, sempre muito bem feitos. Faixas melódicas com uma performance perfeita da vocalista Floor Jensen, que casou muito bem com a banda. Se em suas bandas e projetos anteriores seu trabalho já era ótimo, este álbum somente reforça a sua competência.

Os lado mais Heavy Metal aparece no single “Noise“, que parece uma faixa de seu álbum anterior, “Endless Forms Most Beautiful“. Para mim, uma escolha ruim para ser single, pois não representa bem a sonoridade álbum, embora seja uma boa faixa. “Shoemaker” também vem na pegada mais pesada, com ótimo pedais duplos que acompanham os riffs pesados. O refrão é lindo e bastante melódico, com uma cadência perfeita.

Music“, que abre o disco, resume muito bem a estrutura ascendente, com versos mais cadenciados e calmos, até chegar a um refrão explosivo. “Pan“, embora mais pesada, conta com a mesma pegada, com Tuomas Holopainen se destacando por toda a harmonia criada no background. A ponte ainda conta com um coral magnífico acompanhando Floor Jensen.
A melhor faixa com a pegada mais melódica é “Procession“, em sua maioria tem maior cadencia, com poucos pontos onde a bateria acompanha a melodia com viradas perfeitamente encaixadas, até seu final, fechando a primeira parte de uma forma brilhante e refinada.

O segundo disco é composto por uma música chamada “All the Works of Nature Which Adorn the World“, que é dividida em oito partes, inteiramente instrumental, ou melhor, 95%, pois temos uma pequena narrativa no início de “Vista” e no final de “Ad Astra“, primeira e última faixa.

Aqui você pode esquecer esquecer as guitarras, bateria, baixo e tudo relacionado ao Metal. Temos apenas faixas orquestradas e lindíssimas. Poderiam ser parte de uma trilha sonora de qualquer filme épico.

Enfim, o Nightwish lança um de seus melhores trabalhos, Floor Jensen acrescentou muito à banda, sua voz forte combinou muito com o estilo da banda. A performance de todos os outros membros estão no padrão da banda, Tuomas Holopainen, líder da banda, mais uma vez prova sua importância nos teclados, onde cria harmonias perfeitas, Emppu Vuorinen e Troy Donockley contam com performances incríveis nas guitarras. Marco Hietala, para mim, funciona melhor apenas no baixo, não sou muito fã de seus vocais, nas baquetas, Kai Hahto faz um trabalho perfeito.

A banda mais uma vez prova porque é uma das referencias no estilo, se superando cada vez mais, com composições muito bem feitas, sendo pesada e cadenciada quando necessário. Vale muito a pena a audição e com certeza estará nas playlists por um bom tempo.

Nightwish – Human. :||: Nature.
Data de lançamento: 10/04/2020
Gravadora: Nuclear Blast/Shinigami Records

Tracklist:

Disco 1:
01. Music
02. Noise
03. Shoemaker
04. Harvest
05. Pan
06. How’s The Heart?
07. Procession
08. Tribal
09. Endlessness

Disco 2:
01. All The Works Of Nature Which Adorn The World – Vista
02. All The Works Of Nature Which Adorn The World – The Blue
03. All The Works Of Nature Which Adorn The World – The Green
04. All The Works Of Nature Which Adorn The World – Moors
05. All The Works Of Nature Which Adorn The World – Aurorae
06. All The Works Of Nature Which Adorn The World – Quiet As The Snow
07. All The Works Of Nature Which Adorn The World – Anthropocene (incl. “Hurrian Hymn To Nikkal”)
08. All The Works Of Nature Which Adorn The World – Ad Astra

Formação:
– Floor Jensen (Vocal);
– Tuomas Holopainen (Piano, Teclado);
– Marco Hietala (Baixo, Vocais);
– Troy Donockley (Gaita de Fole, Flauta Irlandesa, apito de concerto, Bouzouki, Bodhrán, guitarra);
– Emppu Vuorinen (Guitarra);
– Kai Hahto (bateria).

Encontre sua banda favorita