Resenha: Netto Mello – Bunker (2018)

O ex-guitarrista da banda de Hard Rock SUNROAD, Netto Mello se aventurou em seu primeiro disco solo. E aqui, diferentemente de outras obras solo que soam demasiadamente chatas e/ou óbvias, temos um bom disco, em que ele flerta e muito com o Prog Metal.

A aposta de Mello é bem simples: riffs de guitarra bem elaborados, bons solos e muito peso. nada de ‘fritação’, nada de “olhem como eu sou o bonzão”, o que dá ao ouvinte uma sensação agradável ao escutar a obra. O cara sabe o que está fazendo.

Em ‘Bunker‘, ele conta a história de um personagem que, da noite para o dia se vê trancado em um bunker. O músico conta em seu press release que em cada faixa ele procurou mostrar as várias sensações de estar enclausurado, passando por momentos de insegurança, loucura, solidão e descobertas.

Temos a abertura com a boa ‘Day #1‘, onde temos a combinação citada no parágrafo anterior entre bons riffs, peso e solos sem soar pedante; Em ‘Unbelievable‘, temos a sensação de que ele bebeu na mesma fonte em que o DREAM THEATER bebeu em ‘Awake‘. Certamente uma das melhores composições deste álbum.

Em No ‘Strenght to Stand‘, um dedilhado de violão no início parece mostrar que nada vai acontecer, mas temos uma canção cheia de passagens, onde o peso se faz presente, enquanto que ‘Out of Control‘ tem um clima mais moderno, porém, sem abandonar o Prog, bastante explorado.

Always Alone‘ é uma excelente composição, começa com um solo bem calmo e depois a música ganha corpo, inclusive aqui com elementos setentistas nos riffs; Em ‘Memories‘, a criatividade assume seu ponto alto, com altas mudanças de andamento, flertando com o Djent e até mesmo com o flamenco ao mesmo tempo em que o clima lembra um pouco algo produzido no primeiro disco solo de JEFF LOOMIS.

Eye Grids‘ é a única canção deste álbum que é de fato cantada, onde o competente vocalista André Adonis empresta seu talento em uma música que é mais voltada ao Hard Rock e fechando o disco de forma épica, ‘Just Another Day‘, explorando o Prog, porém, sem soar pedante.

Enfim, um bom disco para se ouvir e mesmo este redator que vos escreve não sendo o maior dos fãs de álbuns de guitarristas solo, certamente este é um que me agradou e eu vos recomendo.

Track List:

  1. Day #1
  2. Unbelievable
  3. No Strenght to Sand
  4. Out of Control
  5. Always Alone
  6. Memories
  7. Eye Grids
  8. Just Another Day

Produção: Netto Mello e Samuel Sammet

Músicos:

Netto Mello: Guitarras, violão

Samuel Sammet: bateria e percussão

Vences Fernandes: Teclados

Leo Araújo: Baixo

Joeuza Rocha: Backing Vocals

Encontre sua banda favorita