Seis anos se passaram desde o “The Righteous and The Butterfly”, último álbum lançado pelo Mushroomhead em 2014, e o “A Wonderful Life”, seu álbum mais recente lançado nessa última sexta-feira (19/06).
De lá para cá, a banda passou por mudanças bem significativas, a começar pela saída do vocalista Wylon Reavis e do tecladista Tom “Schmotz” Schmitz em 2015, e do guitarrista Tommy Church e do vocalista Jeffrey “Nothing” Hatrix em 2018, tendo a última sido a mais impactante, por se tratar de um dos fundadores, e uma das principais cabeças da banda.
Outra mudança significativa também foi a assinatura do Mushroomhead com a Napalm Records a partir do novo álbum.
Apesar das mudanças, o Mushroomhead seguiu com três vocalistas em sua formação, tendo Steve Rauckhorst e Jackie LaPonza (que já era membro de turnê desde 2014) se juntando a Jason “J-Mann” Popson nas vozes.
De início, o “A Wonderful Life” segue aquela sonoridade já conhecida do Mushroomhead, com músicas mais pesadas e pegadas, revezando entre a velocidade a cadência em seu ritmo.
Mais ao longo que se segue a audição do disco, se percebe o como a banda foi abandonando a marca de Hatrix das músicas, optando por faixas mais leves e até um pouco mais experimentais. A exemplo das “The Flood”, “Where the End Begins”, “Confutatis” (que foi toda cantando no estilo ‘canto gregoriano’), e a instrumental “To The Front”.
Sobre a atuação dos dois novos vocalistas, é interessante analisar o quanto a voz de Steve lembra bastante a do Wylon, e em relação a Jackie, a presença dela acabou sendo um grande diferencial. A combinação de três vozes (masculina limpa, feminina limpa e gutural) sempre traz bons resultados.
Apesar da banda ter exagerado de forma desnecessária no números de faixas (não tem porque ter 16 músicas), o Mushroomhead conseguiu dar um bom “kick” especial na estreia dessa nova fase do grupo.

Data de lançamento: 19 de junho de 2020
Gravadora: Napalm Records
Tracklist
01 A Requiem For Tomorrow
02 Madness Within
03 Seen It All
04 The Heresy
05 What a Shame
06 Pulse
07 Carry On
08 The Time Has Come
09 11th Hour
10 I Am The One
11 The Flood
12 Where the End Begins
13 Confutatis
14 To the Front
15 Sound of Destruction
16 Another Ghost
Formação
J-Mann – vocal gutural
Steve Rauckhorst – vocal limpo
Jackie LaPonza – vocal feminino
Tom Shaffner – guitarra
Ryan Farrell – baixo
Rick Thomas – teclado
Robbie Godsey – percussão
Skinny – bateria
-
8.5/10