Resenha: Moonspell – Hermitage (2021)

Quatro anos após o aclamado disco “1755”, tendo letras cantadas completamente em português, em fevereiro de 2021 a banda lusitana Moonspell lançou oficialmente o seu novo álbum “Hermitage”, voltando a cantar em inglês, e adotando outra pegada.

Para aqueles que conferiram os lançamentos dos primeiros singles (“The Greater Good”, “Common Prayers”, “All Or Nothing” e “The Hermit Saints”) antes do álbum ser liberado por completo, já estava claro que tipo de sonoridade o “Hermitage” teria.

Indo no sentido contrário do seu antecessor “1755”, que apresentou músicas pesadas e agressivas como um todo, tendo sido cantado praticamente todo um gutural, o “Hermitage” já retorna um pouco a sonoridade do “Omega White” (lançado em 2012 junto com o “Alpha Noir”), com uma pegada mais leve e se utilizando mais de vocais limpos e tons mais graves.

Mas, um dos pontos que diferencia a sonoridade do “Hermitage” com a do “Omega White” é o fato do segundo ser todo cantado em vocal limpo, enquanto no novo trabalho, Fernando Ribeiro se utiliza sim de guturais, mas em pontos específicos e estratégicos, fazendo os mesmo se destacarem mesmo não sendo utilizando na maior parte da música, como ocorreu também no álbum “Extinct”, de 2015.

Alguns exemplos de músicas onde o uso estratégico de guturais foi bem sucedido foram nas faixas “The Greater Good”, “Common Prayers” e “Hermitage”.

Além disso tudo, vale ressaltar que esse é o primeiro trabalho do Moonspell com o baterista Hugo Ribeiro, que substituiu Mike Gaspar após a sua saída até agora não explicada em 2020, tendo o mesmo feito uma performance a altura, dentro daquilo que lhe foi exigido.

No mais, se formos dar uma definição ao “Hermitage” seria uma junção das melhores partes do “Omega White” com o “Extinct”, com o Fernando Ribeiro mostrando como sabe muito bem utilizar seu vocal limpo de forma mais leve.

Nota: 8

Moonspell – Hermitage
Data de lançamento: 26 de fevereiro de 2021
Gravadora: Napalm Records

TRACKLIST

01 The Greater Good
02 Common Prayers
03 All Or Nothing
04 Hermitage
05 Entitlement
06 Solitarian
07 The Hermit Saints
08 Apophthegmata
09 Without Rule
10 City Quitter

FORMAÇÃO

Fernando Ribeira – vocal
Ricardo Amorim – guitarra
Pedro Paixão – teclado e guitarra
Aires Pereira – baixo
Hugo Ribeiro – bateria

Encontre sua banda favorita