O Monday Riders é o tipo de banda que escutamos a música imaginando-os tocando em um bar. Um daqueles onde o mesmo garçom que atende as mesas é o que abastece o palco e onde as paredes reverberam e amplificam os sons dos acordes de guitarra e das batidas na caixa da bateria. Os fregueses que assistem sentados replicam o ritmo batendo com as mãos na mesa enquanto marcam com o pé; os que estão em pé levantam a mão que está segurando o copo para reforçar a vibração dos refrões, como aliás transparece proposto na letra da faixa “Hard Night”.
Mas as músicas dessa banda originária de Goiânia funcionam também muito adequadas para a estrada. Para o momento de adentrar uma longa reta e acelerar. Ciente desse potencial, a Monday Riders teve a sábia sacada de intitular seu primeiro disco como “The King of Highway” e resgata nele toda a sonoridade que floresceu na década de 70 e consolidou-se no cenário Rock ‘n’ Roll a partir de então. Você encontrará ao longo das oito canções, acrescidas da pequena instrumental “Road of Sorrow”, muito de Foghat, Humble Pie, Kiss, AC/DC, Whitesnake e Bad Company. A produção correta mantém a sujeira da distorção da guitarra no nível adequado, enquanto que podemos acompanhar os estalidos das linhas de baixo e a marcação precisa dos tambores.
Em um disco de Hard Rock conciso e equilibrado como este, as faixas orbitam dentro de um mesmo padrão de qualidade, então seria até inusitado apontar como destaque uma power ballad. “Quest of Love”, porém, é uma canção agradabilíssima e muito bonita, bem dentro da tradição oitentista do estilo. Fazer músicas assim é mais difícil do que parece, pois poderia fatalmente descambar para algo muito batido ou superficial, o que não é o caso aqui. Entre as demais, a faixa-título lhe cativa de imediato e a sequência com “Stronger Than You” mantém o ânimo elevado. No entanto, não podemos deixar de ressaltar: “Temperamental Girl” e “Lone Rider” são musicaças!!!
Um vocal com personalidade e sem afetações. Riffs de guitarra altos e eficientes. Canções honestas e pegajosas. O que mais você pode querer de uma boa banda de Rock ‘n’ Roll??? A fórmula já vem sendo aprimorada há muito tempo e o Monday Riders demonstrou ter aprendido todas as lições, colocando-as em prática e entregando-nos aquele tipo de disco que você quer ter por perto na hora de se reunir com os amigos para tomar uma cerveja e curtir.
A estrada está livre. Agora é acelerar até a próxima conquista!
Formação:
Jairo Resenrods – vocal
Renato Teixiera – guitarra
Rafael Marques – baixo
Paulo Meneses – bateria
Faixas:
01. The King of Highway
02. Stronger than You
03. Master of Time
04. Hard Night
05. Temperamental Girl
06. Quest of Love
07. Poison
08. Road of Sorrow
09. Lone Rider