Sem produzir nada  relevante a muito tempo, o Metal Church, resolveu se desligar do seu vocalista Ronny Munroe e pra alegria dos fãs, ainda no ano de 2015 anunciou o retorno de Mike Howe (que substituiu o finado David Wayne ainda nos anos 80, e gravou os álbuns  “Blessing in Disguise” de 1989, “The Human Factor” de 1991, e “Hanging in the Balance” de 1993.)

Se a volta do vocalista, já serviu pra trazer a banda de volta aos holofotes, o novo álbum, “XI”, consolida esse retorno de forma perfeita. Lançado no dia 25 de março de 2016 e produzido pelo, chefe  Kurdt Vanderhoof, que ainda foi além e fez a capa e o design artístico todo, contando com o apoio de Kat Moats no Layout.

Kurdt1

Esse acúmulo de tarefa rendeu um grande álbum. “XI” é muito pesado e com uma sonoridade clara e moderna, são  11 faixas e quase uma hora de duração,  “Reset” abre o álbum com um riff de guitarra rápido, assim como o baixo e bateria, e o vocal de Howe em grande forma, e sem exageros.

“Killing Your Time”  que vem na sequencia,  traz a melhor performance de Howe, nessa faixa o som abafado deixa as coisas meio ‘old school’, e a faixa seguinte, “No Tomorrow”, é a mais anos 80 do disco.

“Signal Path” e “Sky Falls In” são longas, ambas com  mais de sete minutos de duração, mas com peso cadenciado pra prender o ouvinte, “Blow Your Mind” carregada de backing vocals , a balada carregada de  mellotron e sintetizadores “It Waits” , e a fantástica  “Suffer Fools” com suas levadas mais técnica e melancólica na medida certa, mantem a audição pra cima.

No geral um grande álbum que vai agradar os fãs antigos e trazer novos, aqui, eu estou ouvindo como um clássico.

A lamentar apenas a parte gráfica, que pra piorar foi lançado no Brasil com um encarte de apenas duas páginas, em época de downloads, acho que letras, mais fotos e informações ajudam a vender o material original.

metalchurchband2015_638

Formação:

Discografia: