Resenha: Metacrose – Interrorgate (2014)

João Pessoa (PB) já mostrou para o Brasil algumas bandas fortes de Death Metal como Medicine Death, Dissidium e Necrohunter. O Metacrose também resguarda em seu ‘background’ muita importância para o nosso cenário. A estreia com a demo “Trevas Abissais” (2003) revelou uma banda que cantava em português, assim como sua demonstração no EP coletânea “Warriors Of The Morbid Moon 3” (2005). Mas neste full-length que o grupo lançou há dois anos – e ainda o promove em turnê –, um passo grandioso foi dado e somado ao seu profissionalismo. O Death Metal vigoroso e rápido dos primeiros anos foi adquirindo formas mais lapidadas, crescendo no peso e nas alternâncias dos riffs. Mas aquela brutalidade ainda tem seus momentos marcantes em canções como “Why Should He Live?”.

Uma das coisas legais nesse CD é o trabalho de arranjos encontrado em músicas como “Interiorem” e “Exteriorem”, instrumentais que usam flauta e cello criando um clima melancólico, e “How Can I Know Who I Am?”, que credita Marcus Siepen (Blind Guardian) no solo de guitarra. A introdução dessa faixa com toques dedilhados e passagens de sopro, faz um belo contraste às afinações baixas das bases e do vocal gutural de Vinicius Laurindo. Acompanhamentos de sopro também são encontrados sutilmente em “What’s Wrong With Killing?”, que antecede “Is This Democracy?”, repleta de paradas mortais.

Os guitarristas Israel Rêmora e Thiago Bandeira, responsáveis diretos pelo estilo pulsante da banda e muitas vezes “mid-tempo”, também trabalham com arrancadas nas palhetas como em “What Is Established?”, música onde o baterista Demetrius Pedrosa “alimenta” os bumbos com muita técnica e disposição. Aliás, essa cozinha, que é completada pelo baixista Marcos Meireles, é perfeita e bem direcionada.

Você deve ter percebido que a maioria dos temas são interrogativos, isso porque “Interrorgate” é um álbum conceitual e o seu título reflete em vários questionamentos ligados ao existencialismo. A ideia é fazer ligação também com o terror e, para realçar mais esse lado, a banda faz uma homenagem ao conhecido cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, com uma música que tem seu próprio nome e participação.  Quem gosta de som pesado com solos cativantes e sem limitações, vai gostar de conferir esta obra, pois além de tudo, a produção é proporcional ao talento da banda.

12644857_1066332380053827_1724323001436862816_n

Formação:
Vinicius Laurindo (vocal);
Thiago Bandeira (guitarra);
Israel Rêmora (guitarra);
Marcos Meireles (baixo);
Demetrius Pedrosa (bateria).

Page: https://www.facebook.com/Metacrose-205564549463952/?fref=ts

Lista de faixas:
01 – What’s Wrong With Killing?
02 – Is This Democracy?
03 – How Can I Know Who I Am?
04 – Are You The Truth?
05 – What Is Established?
06 – Zé do Caixão
07 – Interiorem
08 – Just Enough Rope
09 – Why Should He Live?
10 – Exteriorem

 

Encontre sua banda favorita