Ao dar uma olhada na minha coleção de CDs aqui em casa, acabei me reencontrando com uma relíquia da cena pernambucana que eu acho que vale a pena ser relembrada, principalmente por se tratar de uma banda com o nível mais alto de técnica que já se viu na cena de Recife.

A banda em questão é a Lethal Rising, grupo de Metal Melódico que foi formado em 2007, mas que só lançou seu primeiro EP, o “Against the Fear”, em 2014, e infelizmente esse foi o único trabalho deles, pois depois o grupo acabou encerrando as atividades “naturalmente”, sem que se tenha tido ao menos uma nota de despedida nas redes sociais (tanto que por isso não tem como eu dizer precisamente quando eles encerraram as atividades).

O que é uma pena, pois a banda era simplesmente uma seleção de excelentes músicos, que juntos conseguiram lançar 5 músicas com técnicas simplesmente impecáveis.

O EP é aberto com duas músicas de peso, a “Wounded And Dying” e a “In Flames” que fazia uma excelente junção do peso das guitarras de Marco Melo e Pablo Romeu com a melodia e técnica do vocalista Adriano Forte, que em todo o trabalho usa e abusa dos agudos como se fosse brincadeira de criança.

Em “Slaves” a banda mescla um início “pegado”, tendo um breve instante de calmaria, mas com o som dando uma crescida logo após, retornando para uma sonoridade mais porrada, mas ainda cadenciando em alguns momentos.

Mesmo a “Lost For a Time”, que é a “baladinha” do EP, ainda consegue ter o peso das guitarras destacado de forma explícita, o que a faz não se diferenciar tanto das outras músicas.

E a escolha da faixa-título para encerrar o EP foi a melhor possível, pois mesma tem um clima e intensidade perfeita para um “grand finale”, com direito a um bom “bate-cabeça” no final.

E antes de encerrar, só um adendo que acho válido, é que a banda executava ao vivo exatamente tudo aquilo que apresentava no EP com a mesma perfeição. Inclusive, lembro que conheci a banda lá em 2015 quando comprei um ingresso de um evento onde eles também iriam participar, e ganhei de brinde a versão física deste EP o qual estou falando no momento, tendo assim comprovado logo de cara tudo isso que estou dizendo.

No mais, encerro o texto lamentando que uma banda tão competente, infelizmente acabou não sobrevivendo as dificuldades do underground brasileiro.

Lethal Rising – Against the Fear
Data de lançamento: 17 de maio de 2014
Gravadora: Independente

Tracklist

01 Wounded and Dying
02 In Flames
03 Slaves
04 Lost for a Time
05 Against the Fear

Formação

Adriano Forte – vocal
Marco Melo – guitarra
Pablo Romeu – guitarra
Bruno César – baixo
Bruno Henrique – bateria
Lidiano Oliveira – teclado