Normalmente, quando falamos de álbum ao vivo (isso se tratando apenas do áudio), as pessoas imaginam ouvir as músicas de uma banda específica executadas durante um show, onde nele, vocês consegue inclusive sentir a energia do público, mesmo sem necessariamente vê-los, certo?

Bom, no caso do “Live From The Apocalypse”, da banda italiana Lacuna Coil, que será lançado na próxima sexta-feira (25/06) através da gravadora Century Media Records, a coisa não foi bem dessa forma.

Como todos estão carecas de saber, por conta da pandemia da Covid-19, as bandas ficaram impedidas de realizarem shows presenciais, precisando assim se reinventarem, tendo adotado o formado de shows com transmissão via livestream, na maiorias das vezes sem poder contar com público.

Esse é o caso do novo álbum ao vivo do Lacuna Coil, que na ocasião, foi gravado durante o show online realizado por eles em Milão, ocorrido em setembro de 2020, que contou com transmissão mundial através da internet.

Quando vi a notícia do álbum em questão, fiquei imaginando se faria sentido lançar um álbum ao vivo (em áudio) se na apresentação em questão não havia plateia, e no que isso se diferenciaria das faixas originais gravadas em estúdio, já que não haveria o fator de você ouvir a resposta do público presente.

Bom, a principal diferença é o fato da mixagem ser bem mais crua, sem contar com os efeitos sonoros que normalmente são inclusos na pós-produção, o que no caso de algumas bandas (aquelas que dependem muito da pós-produção para soarem bem) isso seria um problema. Mas felizmente, não é o caso do Lacuna Coil.

A os efeitos que normalmente são colocados nas versões de estúdio da música não fizeram nenhuma falta, felizmente, tanto a Cristina Scabbia quando o Andrea Ferro se garantem bastante cantando ao vivo, além de todo instrumental soar bastante redondinho, dando a energia necessária para cada canção.

E mesmo sem o fator “público”, ao ouvir o “Live From The Apocalypse” é possível ter a sensação de estar ouvindo uma apresentação ao vivo, e principalmente, você sente essa energia nas músicas. Mas claro, falo isso me baseando nos áudios, já que infelizmente não tive a chance de assistir a live em questão, a não ser os dois vídeos que foram disponibilizados anteriormente no canal da Century Media (“Bad Thinds” e “Apocalypse”).

Por parte do repertório, certamente não foi do tipo que juntou as principais faixas de toda a carreira do Lacuna Coil, se focando bem mais nas músicas do “Black Anima”, lançado em 2019. Mas certamente a escolha da banda por isso foi o fato que eles estavam em turnê divulgando esse álbum em questão antes do mundo parar.

Por fim, para aqueles, que nem eu, só tiverem a oportunidade de ouvir a parte em áudio, certamente terão um bom som para ouvir no dia a dia. E certamente, aqueles que puderem adquirir o DVD da apresentação em questão certamente terão uma experiência muito mais rica.

Nota: 8

Lacuna Coil – Live From The Apocalypse
Data de lançamento: 25 de junho de 2021
Gravadora: Century Media Records

Tracklist

01 Anima Nera
02 Sword or Anger
03 Save Me
04 Now Or Never
05 Reckless
06 Through The Flames
07 Apocalypse
08 Black Feathers
09 Under The Surface
10 The Ends Is All I Can See
11 Veneficium
12 Black Dried Up Heart
13 Bad Things
14 Layers Of Time
15 Black Anima
16 Save Me (Apocalypse Version)

Formação

Cristina Scabbia – vocal
Andrea Ferro – vocal
Diego Cavalotti – guitarra
Marco Coti Zelati – baixo
Richard Meiz – bateria

Encontre sua banda favorita