Para falar em King Diamond, penso ser obrigatório falar da banda que o apresentou ao mundo o clássico Mercyful Fate. Oriunda da cidade de Copenhagem, Dinamarca, a banda logo chamou a atenção por sua sonoridade bem calçada na NWOBHM, mas com identidade própria, temas obscuros e as excelentes vocalizações de King, ora mostrando altíssimas notas, ora brindando-nos com belos graves.

Além de King, faziam parte do Mercyful Fate o baixista Timi Hansen, o baterista Kim Ruzz e os guitarristas Michael Denner e Hank Shermann. Com essa formação, a banda lança seu EP de estreia em 1982, e os clássicos “Melissa” em 1983 e “Don’t Break The Oath” em 1984. E foi justamente na tour de divulgação desse álbum que começaram a aparecer diferenças musicais entre Hank Shermann e King, onde o mesmo optou por seguir uma carreira solo.

king

Para essa nova fase, King leva consigo seus ex-companheiros de Mercyful Fate Timi Hansen e Michael Denner. Para completar o time, são convocados Andy La Roque para a guitarra e Mikkey Dee para a bateria. E logo a banda entra em estúdio para a gravação do primeiro álbum, onde em 1986, é lançado o clássico “Fatal Portrait”.

Aqui King mostra uma característica que seria comum em seus lançamentos futuros, ou seja, a concepção de álbuns conceituais baseados em contos de terror, e deixando de lado a temática satanista do Mercyful. Contudo, “Fatal Portrait” não é totalmente conceitual. Cabem às três faixas iniciais “The Candle”, The Jonah” e “The Portrait” esse papel. As faixas seguintes “Dressed In White”, “Charon” e “Lurking In The Dark” mostram ainda uma clara influência do Mercyful Fate. “Halloween” traz um excelente clima de terror e a instrumental “Voices From The Past” traz King Diamond assumindo as guitarras. O trabalho fecha com a pesada e melódica “Haunted”, que interliga o conto iniciado com as três primeiras faixas.

“Fatal Portrait” é um álbum que já nasceu de maneira esplêndida, e resistiu muito bem ao tempo. Obrigatório para qualquer bom fã de Heavy Metal.

Formação:
King Diamond (vocal);
Andy La Roque (guitarra);
Michael Denner (guitarra);
Timi Hansen (baixo);
Mikkey Dee (bateria).

Faixas:
01 – The Candle
02 – The Jonah
03 – The Portrait
04 – Dressed In White
05 – Charon
06 – Lurking In The Dark
07 – Halloween
08 – Voices From The past
09 – Haunted

Encontre sua banda favorita