Quando o Metalcore cair de vez no esquecimento, o Killswitch Engage deve ser uma das poucas bandas a sobreviver nas memórias dos fãs.
Formada no final da década de 90 em Westfield (EUA), a banda chegou à fama com o lançamento de “The End of Heartache” com 500 mil exemplares vendidos nos Estados Unidos e se tornaram líderes do movimento intitulado de N.W.O.A.H.M. (New Wave of American Heavy Metal).
“Incarnate” é o sétimo álbum de estúdio da banda e segundo trabalho do grupo desde que o vocalista original, Jesse Leach, reassumiu o posto deixado por Howard Jones – que aliás, por sua vez, Jones havia substituído Leach em 2002.
É seguro dizer que “Incarnate” é um álbum muito mais forte do que seu antecessor, “Disarm The Descent” (2013), embora o álbum que marcou a volta de Jesse Leach esteja longe de ser ruim. É evidente que Leach tornou-se novamente uma peça fundamental pra banda que ele ajudou a formar.
Sempre reverenciado por Howard Jones, Leach é de longe superior e isso é facilmente comprovado em sua performance em “Incarnate”.
A partir das notas de “Alone I Stand” até o grito final em “Ascension”, Leach tem um desempenho tão confiante e sincero que o torna o grande destaque do álbum, claro que isso é ajudado pelo fato de que estas são algumas das melhores músicas que o Killswitch Engage já escreveu.
Adam D. e Joel Stroetzel, duo de guitarra que sempre se destacaram, estão inspirados com melodias belíssimas e precisas. Que pese o fato de que “Incarnate” apresenta algumas das músicas mais pesadas da banda tanto sonoramente como tematicamente. Leach fala em racismo, suicídio e outros objetos pesados em suas letras poderosas e comoventes, e é provável que várias dessas canções se tornarão hits e devem entrar no setlist dos shows.
“Incarnate” vem carregado de influências que passam por Thrash, Death, Metal tradicional e Prog, “Util The Day” lembra Iron Maiden, e “The Great Decit” bandas de Death Metal modernas mas traz na melodia sua grande força.
Sem se distanciar um centímetro do estilo que a fez uma das bandas mais populares do Metalcore, o Killswitch Engage, através das doze músicas que compõem o álbum, lançam, pra mim, o melhor álbum do estilo e devem se manter em destaque por muito tempo.
Li uma vez que ninguém nunca deve desprezar um estilo completo sem conhecer todas as bandas. O Killswitch Engage é disparada a melhor banda do estilo e esse novo álbum veio para consolidar isso.
Formação:
Jesse Leach (vocal);
Adam Dutkiewicz (guitarra, backing vocal);
Joel Stroetzel (guitarra, backing vocal);
Mike D’Antonio (baixo);
Justin Foley (bateria).
Faixas:
01 – Alone I Stand
02 – Hate by Design
03 – Cut Me Loose
04 – Strength of The Mind
05 – Just Let Go
06 – Embrace The Journey… Upraised
07 – Quiet Distress
08 – Until The Day
09 – It Falls On Me
10 – The Great Deceit
11 – We Carry On
12 – Ascension