Formada em 2008, no Texas/EUA, a Immortal Guardian vem sendo considerada como um dos novos expoentes do chamado prog-heavy-power. Desde a sua formação a banda já lançou 2 EP’s (Super Metal/2012 e Revolution, Part 1/2014) e 2 álbuns cheios. A estreia ocorreu em 2018, com o debut Age of Revolution, via M-Theory Audio. O brasileiro Carlos Zema (Heaven’s Guardian) é o vocalista da banda desde 2013 e tem ao lado dele o virtuoso guitarrista e tecladista Gabriel Guardiola, também conhecido como Gabriel Guardian.
O segundo álbum cheio acaba de ser lançado, também via M-Theory Audio e atende pelo nome Psychosomatic. Para este novo trabalho a banda traz, além de Zema e Gabriel, os novos integrantes Joshua Lopez (baixo) e Justin Piedimonte (bateria). A bolachinha surge com 10 faixas e foi produzida por Gabriel Guardian e Joshua Lopez. A mixagem e masterização foram feitas por Joshua Lopez, no Widowmaker Studios. A arte da capa e o conceito gráfico foram assinados por Nathália Suellen e o design é assinado por Brett Rivera e Carlos Zema.
O novo álbum foi gravado durante a pandemia em quatro estúdios diferentes. Guitarras e baixo foram gravados no Widowmaker Studios, no Texas/EUA, teclados e voz no Igmetal Studio, em Las Vegas/EUA, bateria no Truesonix Studio, em Montreal/Canadá e por fim, piano, no Mobius 8 Studios, em Las Vegas/EUA. O álbum foi editado por Geovani Maia, no Fantom Studio, em Goiânia/ Brasil e por Alex Nasla, no Gear Gods Studio, em Los Angeles/ EUA. Psychosomatic conta com duas participações especiais, o guitarrista brasileiro Marcelo Barbosa (Angra), solo na faixa “Phobia” e a vocalista Mary Zimmer (Helion Prime), na faixa “Goodbye to Farewells”.
Os trabalhos são abertos com a faixa-título “Psychosomatic”, que logo de cara traz uma instrumentação oriental e se desenvolve num metalzão clássico, cheio de energia. Uma linda canção, com destaque para a belíssima voz de Zema. “Read Between the Lines”, lançado como primeiro single, vem em seguida. A faixa é mais pesada que a faixa de abertura, numa levada power metal, com vocais mais densos e lindos backings. A terceira faixa, “Lockdown”, lançada como segundo single, ainda em 2020, inicia com uma breve narrativa e logo explode num prog-power raivoso e cheio de atitude. “Phobia” traz a participação no solo do guitarrista Marcelo Barbosa, lançada recentemente como single. É uma faixa longa, com mais de 6 minutos e grandiosa, bem mais prog e pesada, com um riff se destacando e um refrão épico, além do solo fantástico, claro. Uma grande faixa.
Em seguida podemos ouvir a terceira canção lançada como single, em janeiro deste ano, “Clocks”. A faixa chega para acalmar um pouco os ânimos. Não chega a ser uma balada, mas é bem menos intensa, com uma linda melodia e a guitarra fazendo um belo trabalho emocional. No meio da faixa há uma quebra no andamento, elevando os ânimos um pouco mais, retornando em seguida ao andamento inicial. No meio da audição encontramos um interlúdio de nome “Self-Isolation”, que introduz a faixa “Goodbye to Farewells”, bem rápida ao estilo speed metal e que traz a participação da vocalista Mary Zimmer. “Candlelight”, a oitava faixa nos prenuncia que vem chegando o final da audição. É uma faixa lenta e densa, com vocais mais encorpados em alguns momentos. Aqui podemos dizer se tratar de uma semi-balada e muito bonita, por sinal, com uma bela levada de bateria e piano. “Find a Reason” vem na sequência, iniciando ao som dos teclados e mergulhando numa intensidade emocional de 7 minutos de duração. A derradeira canção atende pelo nome de “New Day Rising”, sendo uma canção epicamente prog-power.
O que acabamos de ouvir nos mostra que a banda Immortal Guardian leva muito à sério o trabalho que faz, proporcionando ao ouvinte canções fortes, intensas e emocionais, com muita classe e maestria. Os músicos em questão executam suas funções de forma grandiosa e altamente profissional. Psychosomatic traz uma produção limpa, corajosa e honesta. Eu ouso em afirmar que é o melhor trabalho da banda e merece figurar entre os melhores lançamentos do ano.
Tracklist:
1. Psychosomatic (05:33)
2. Read Between the Lines (06:01)
3. Lockdown (04:12)
4. Phobia (06:13)
5. Clocks (05:12)
6. Self-Isolation (00:40)
7. Goodbye to Farewells (05:50)
8. Candlelight (05:24)
9. Find A Reason (07:00)
10. New Day Rising (05:56)
Formação:
Carlos Zema (vocais)
Gabriel Guardian (guitarras/teclados)
Joshua Lopez (baixo)
Justin Piedimonte (bateria)
Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android