O Brasil é um grande expoente de talentos no cenário Rock/Metal e falando-se em Metal Underground temos um excelente e expressivo número de bandas surgindo.
E pra começar bem 2018, temos o lançamento do EP da banda paranaense Iatrogenic.
É incrível quando ouvimos materiais novos de bandas até então desconhecidas e conseguimos notar grandes influências que vão desde Death, Morbid Angel e Carcass até Rotting Christ, Behemoth e Vader. É nesse ínterim que inicia-se a audição do EP “Dyed With An Unlucky Color”.
A primeira faixa do registro, “Manticora”, mostra logo de cara que a característica da sonoridade é soar old school, tanto em musicalmente quanto na gravação que nos traz ao início dos anos 90, com boas referências da velha escola do Death/Black Metal.
Adiante temos “Rigorous Stimulus”, que, mantendo a tendência da faixa anterior, consegue manter o nível e a atmosfera do que é proposto, tendo destaque para o andamento lento que, unido aos riffs de guitarra densos, apresenta um lado mais obscuro e soturno ao registro.
Seguindo, “Where God Is a Failure” nos direciona pro clímax da obra, um som mais cru, com vocais guturais evidentes e com aquele andamento clássico dos primórdios do Death Metal, guitarras com afinação baixa, baixo trazendo peso à sonoridade e aquela agressividade única de época.
Encerrando a audição temos “Dyed With An Unlucky” e “Color Distortions”, que conseguem sintetizar tudo o que o álbum transmite ao ouvinte, uma sonoridade crua e sem firulas, com qualidade e peso, trazendo aos fãs uma nostalgia aos velhos tempos e um saudosismo ao verdadeiro espírito da essência do Metal Extremo.